Início Variedades

Combate às chamas no extremo Sul da Bahia ganha apoio aéreo com dois Air Tractor

Imagem: Governo Federal

O combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, em Porto Seguro, extremo Sul da Bahia, ganhou apoio aéreo na última segunda-feira (20). O Governo da Bahia providenciou duas aeronaves Air Tractor para lançar água sobre os focos de incêndio, auxiliando o trabalho dos brigadistas em solo para conter as chamas.   

Desde o dia 13 de novembro o incêndio que atinge a unidade de conservação é combatido pelo ICMBio e parceiros. No momento, 51 brigadistas do ICMBio, 10 do Prevfogo/Ibama, cerca de 100 combatentes da Brigada Voluntária da Terra Indígena Barra Velha e 20 bombeiros do Estado da Bahia atuam para acabar com o incêndio e evitar mais danos à unidade de conservação que protege um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica no sul da Bahia.

Segundo informa o Governo da Bahia, até o momento, estima-se em mais de 500 hectares a área de Mata Atlântica atingida na UC. O incêndio iniciou na região da Aldeia Boca da Mata, área em que o Parque Nacional e a Terra Indígena Barra Velha sobrepõem-se. No dia 17, o fogo avançou de forma descontrolada sobre o aceiro que marca o limite da TI, e chegou a uma área de floresta ombrófila densa na UC. 

Com a evolução do incêndio, brigadas do ICMBio do Parque Nacional do Descobrimento, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional da Chapada Diamantina, Corpo de Bombeiros, brigada voluntária da TI Barra Velha, Brigada Pataxó Prevfogo/Ibama se uniram para combater as chamas. Mais de 170 combatentes estão trabalhando na linha de frente. Novos reforços de brigadas do ICMBio de unidades do Espírito Santo chegaram para ajudar a extinguir o incêndio. 

As prefeituras de Porto Seguro e Prado tem apoiado o combate ao incêndio com caminhões pipa e suprimentos para os brigadistas. Caminhonetes para deslocamento dos combatentes, um trator para realizar aceiros e uma caminhão ABTF do ICMBio estão atuando no combate direto ao fogo e na logística para viabilizar a eficiência e segurança das ações das brigadas. A entrada das aeronaves fornecidas pelo governo baiano melhora as perspectivas de debelar o incêndio com mais rapidez

Leia mais:

Sair da versão mobile