Começa a produção das baterias de alto desempenho para o jatinho elétrico Lilium Jet

Concepção gráfica do Lilium Jet – Imagem: Lilium

A alemã Lilium N.V., desenvolvedora do primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou hoje, 16 de abril, que iniciou a produção de conjuntos de baterias avançados para aviação, que alimentarão o Lilium Jet em seu primeiro voo pilotado, previsto para o final deste ano de 2024.

A fabricante afirma que este mais recente passo representa um marco no desenvolvimento do Lilium Jet e segue testes extensivos de subcomponentes da bateria, desde a célula individual até o nível de empilhamento de células, com foco no desempenho, segurança e conformidade regulatória.

A bateria exclusiva e pioneira da Lilium é composta por células de íons de lítio com ânodos predominantemente de silício, que permitirão maior energia, potência e capacidade de carregamento rápido do que as células de ânodo de grafite. A empresa garantiu direitos abrangentes de propriedade intelectual para sua tecnologia exclusiva de bateria.

As baterias da Lilium estão sendo projetadas para atender aos rigorosos requisitos de segurança de aeronaves da Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em relação à resistência ao choque, resistência ao calor, contenção e redundância.

Elas também estão sendo projetadas para fornecer potência e densidade energética excepcionais para apoiar um modelo de negócios focado na mobilidade aérea regional, em vez de apenas urbana.

Imagem: Divulgação / Lilium

As baterias do Lilium Jet estão sendo montadas na fábrica de baterias especialmente construída pela Lilium para este fim, localizada na sede da empresa nos arredores de Munique, Alemanha, com a ajuda de ferramentas digitais de nova geração que permitem controle de processos, coleta eficiente de dados e rastreabilidade.

A Lilium foi apoiada na concepção da linha de montagem e no início da produção por fornecedores com vasta experiência na industrialização de baterias, especialmente no setor de automóveis.

Yves Yemsi, COO da Lilium disse:

“O início da produção das baterias é um momento de orgulho para a Lilium. A tecnologia de baterias é fundamental para o objetivo de proporcionar mobilidade aérea regional sustentável, incluindo a superação dos desafios de desenvolvimento e industrialização de uma bateria que cumpra os rigorosos padrões de segurança da certificação de aeronaves. Com o início da produção das baterias exclusivas de aeronaves de alto desempenho para o Lilium Jet, a Lilium lançou mais uma pedra angular para concretizar a visão da aviação elétrica.”

As primeiras unidades da linha de montagem da bateria serão usadas para testes de verificação antes do primeiro voo pilotado do eVTOL Lilium Jet. Cada aeronave será equipada com dez baterias que funcionam de forma independente, projetadas para permitir voo e pouso seguros, mesmo em caso de falha de qualquer bateria.

Informações da Lilium. Para ler mais notícias sobre a Lilium e seu eVTOL, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Airbus, Turkish, RR e empresas aeroespaciais turcas lançam programa para ampliar...

0
O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de