Lilium prepara a produção em série das inovadoras unidades de propulsão elétrica a jato de sua aeronave

Imagem: Divulgação / Lilium

A fabricante aeronáutica alemã Lilium, desenvolvedora do jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), chamado Lilium Jet, anunciou hoje, 26 de fevereiro, que iniciou a instalação de equipamentos de montagem de última geração para a produção em série das unidades de propulsão da aeronave.

As unidades de propulsão do protótipo do Lilium Jet devem começar a sair da nova linha no segundo trimestre de 2024, para serem usadas em testes e na campanha de ensaios em voo. Este desenvolvimento é outro marco importante na industrialização da aeronave, após o início de sua produção no final de 2023.

Para projetar e construir a linha de montagem de propulsão do Lilium Jet, a empresa fez parceria com a Schnaithmann Maschinenbau GmbH, a empresa alemã de automação e robótica que também está apoiando a Lilium com design de fluxo de trabalho e gabaritos e ferramentas para a montagem de aeroestruturas e a linha de montagem final.

Com sede perto do centro automotivo de Stuttgart, a Schnaithmann é líder global no projeto e fornecimento de soluções industriais automatizadas e escaláveis, com parcerias de longa data em indústrias de alto volume, especialmente automotiva.

A colaboração entre Lilium e Schnaithmann começou há vários anos com o desenvolvimento inicial dos planos de produção do Lilium Jet. A linha de montagem de aeroestruturas da Lilium já utiliza equipamentos fornecidos pela Schnaithmann para manuseio das asas e canards da aeronave. A linha de montagem de propulsão anunciada hoje está localizada no mesmo prédio da linha de montagem de aeroestruturas.

Jan Nowacki, vice-presidente sênior de fabricação da Lilium, disse: “Estamos muito satisfeitos por poder avançar na produção de nosso sistema de propulsão a jato. O motor a jato elétrico é uma tecnologia única e central da Lilium, crítica para o desempenho da aeronave e para a qual garantimos não apenas uma equipe de fornecedores de sistemas altamente qualificados, mas também uma importante propriedade intelectual. Com o apoio da Schnaithmann, esperamos implementar soluções de fabricação de última geração, capazes de serem ampliadas e replicadas para produção em alto volume.”

Gerd Maier, membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Schnaithmann, comentou: “Com quase 40 anos de experiência no fornecimento de tecnologia de automação para indústrias globais, estamos orgulhosos de participar da industrialização do Lilium Jet. A indústria eVTOL tem potencial para mudar a aviação de uma forma positiva e sustentável, e estamos muito satisfeitos por poder desempenhar um papel fundamental para ajudar a Lilium a escalar para a produção em alto volume.”

Construção do primeiro motor do Lilium Jet

A unidade de propulsão a jato elétrica é uma tecnologia central da empresa e fundamental para fornecer o desempenho, a economia e o conforto necessários para a mobilidade aérea regional.

Composto por motores a jato elétricos integrados ao sistema de montagem de propulsão que forma a parte traseira das asas e dos aerofólios dianteiros, o sistema de propulsão exclusivo do Lilium Jet proporcionará vantagens em carga útil, eficiência aerodinâmica e perfil de ruído reduzido, ao mesmo tempo que fornece controle do vetor de empuxo para manobrar a aeronave em todas as fases do voo.

Imagem: Lilium

Os principais subconjuntos da unidade de propulsão são entregues à Lilium por uma equipe de fornecedores qualificados, incluindo a Honeywell em aliança com a Denso (motor elétrico), Aeronamic (fan) e SKF (rolamentos de motor elétrico).

Em 2023, após testes e caracterização bem-sucedidos dos sistemas do motor, incluindo fan, estator e motor elétrico, a Lilium montou o primeiro motor completo em uma linha pré-série.

O motor elétrico do Lilium Jet foi projetado para fornecer densidade de potência líder do setor, de mais de 100 kW, a partir de um sistema que pesa pouco mais de 4 kg.

Informações da Lilium

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias