Começam ensaios em voo em Cotswold com a aeronave elétrica que a Gol Linhas Aéreas reservou

A aeronave em voo, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Vertical Aerospace

A fabricante aeronáutica britânica Vertical Aerospace informa hoje, 19 de julho, que sua primeira aeronave elétrica em escala cheia (tamanho real como a versão que será produzida comercialmente) voou pela primeira vez, com sucesso, no Aeroporto de Cotswold, na Inglaterra.

A aeronave VX4 foi reservada pela Gol Linhas Aéreas em setembro de 2021, através da assinatura de um protocolo de intenções não-vinculante com a empresa de leasing Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 unidades destes equipamentos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

A Vertical Aerospace já havia decolado pela primeira vez com seu protótipo em setembro de 2022, e agora publicou o vídeo a seguir, que mostra os ensaios em voo que começaram a ser realizados em Cotswold, com aumento da potência dos motores para avaliação do funcionamento do novo sistema propulsivo:

Segundo a fabricante, foi atingida com sucesso a velocidade alvo de 40 nós (pouco mais de 70 km/h) em uma série de voos de teste rigorosos e, por enquanto, pilotados apenas remotamente.

Única aeronave eVTOL em escala real na Inglaterra, o VX4 levantou, pairou, voou e pousou movido apenas pelo impulso do sistema de propulsão movido a baterias. Como dito previamente pela Vertical, ela se tornou a primeira empresa britânica a iniciar ensaios em voo com uma nova aeronave em mais de 20 anos, com base em pesquisas de historiadores da aviação.

Segundo o anúncio de 2021, assumindo que a aeronave seja certificada no planejamento previsto e que as suas entregas aconteçam com sucesso, a Gol Linhas Aéreas espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira destes aviões eVTOL em meados de 2025.

A Vertical Aerospace afirmou, em abril deste ano, que já está em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, a ANAC, sobre o futuro programa de validação do VX4 no país.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias