Começam os testes de túnel de vento para o projeto Nexus, a aeronave eVTOL da Textron

Modelo em escala do Nexus, preso de cabeça para baixo no túnel de vento – Imagem: Textron eAviation

A Textron eAviation, empresa de aviação elétrica do grupo Textron, anunciou nesta semana que iniciou testes em túnel de vento para apoiar o desenvolvimento de sua aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical (eVTOL), chamada Nexus.

Os testes validarão o desempenho, a estabilidade e o controle do projeto do veículo aéreo para confirmar a configuração preliminar, alcance e estimativas de velocidade, bem como a interação dos rotores com a aerodinâmica do veículo em todas as fases do voo, incluindo VTOL, transição e cruzeiro.

O teste do túnel de vento do Nexus está sendo conduzido em um modelo em escala de 23% para avaliar os rotores em toda a gama de ângulos de conversão e níveis de potência, aproveitando as décadas de experiência de testes da Textron em rotor de inclinação, turboélices e desenvolvimento de produtos para aeronaves a jato.

Os testes também fornecem informações imediatas relacionadas ao tamanho da cauda, ​​requisitos de potência do motor, estratégias de transição, impulso líquido flutuante e arrasto aerodinâmico, abrindo caminho para os requisitos finais que atendem aos padrões de certificação.

Rob Scholl, presidente e CEO da Textron eAviation, disse que iniciar os testes em túnel de vento é um marco importante para o Nexus, permitindo calibrar as simulações e validar o projeto.

“A aeronave Nexus foi projetada com foco na economia operacional exigida pelos clientes e atendendo aos rigorosos padrões dos reguladores de segurança globais. Enquanto os eVTOLs têm configurações exclusivas em termos de layout e número de rotores, a Textron eAviation está aproveitando a ampla experiência de programas como o Bell V22 e V280. Os dados e insights obtidos com este teste de túnel nos permitirão refinar ainda mais nossos modelos e projetos para uma aeronave eVTOL líder e viável”, explicou Scholl.

A Textron eAviation compreende sua divisão eVTOL com o programa Nexus e a Pipistrel, sua fabricante eslovena de aeronaves esportivas leves.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...