Comissária de bordo polêmica diz que dá upgrades para os passageiros que lhe dão presentes

A famosa e polêmica comissária de bordo Cierra Mistt, que ganha engajamento nas redes sociais com dicas de viagem pouco comuns, e quase sempre picantes, está de volta e afirma que tem a solução para conseguir um upgrade durante o voo: distribuir vales-presente para as comissárias de voo. De acordo com ela, essa tática funciona sempre e garante um lugar na primeira classe.

No entanto, essa afirmação pode não ser tão verdadeira assim, já que em grande parte dos voos, não há assentos de primeira classe disponíveis e os comissários de bordo não estão autorizados a aceitar vales-presente. Além disso, cada vez mais funcionários e pilotos têm prioridade em relação aos passageiros quando se trata de upgrades.

Um levantamento da companhia aérea Delta mostrou que, em média, 74% dos assentos de primeira classe são vendidos, tornando ainda mais difícil conseguir um upgrade de forma legítima. Sem mencionar os próprios funcionários em deslocamento entre bases, que muitas vezes são designados para assentos vagos na frente da aeronave ou até mesmo os pilotos, que têm preferência em relação aos passageiros em upgrades.

Assista abaixo ao vídeo de Cierra Mistt.

@cierra_mistt #stitch with @Taco reacts ♬ original sound – Cierra Mistt

Mesmo assim, Mistt insiste em compartilhar seu “segredo” para conseguir um upgrade, “apesar das companhias aéreas não quererem que isso seja divulgado”, segundo ela.

Ela ainda diz que muitos passageiros entregam cartões-presente do Starbucks aos comissários de bordo e até mesmo chocolates na tentativa de garantir um lugar na primeira classe. No entanto, essa prática é bastante controversa e já causou polêmica no passado.

Há cerca de quatro anos, foi revelado que os comissários de bordo da Frontier Airlines podiam aceitar gorjetas. Porém, os sindicatos dos tripulantes de cabine se opuseram a essa prática, pois ela permite que as empresas paguem salários menores e ainda assim atraiam trabalhadores, já que os clientes complementariam a renda dos funcionários, banalizando a profissão. Por outro lado, alguns tripulantes não gostam de receber gorjetas, pois isso cria uma expectativa de serviço.

A teoria de Mistt é que, ao presentear os comissários de bordo, os passageiros recebem um tratamento diferenciado e, assim, têm mais chances de conseguir um upgrade ou ao menos um melhor serviço durante o voo. Vale lembrar que Mistt ficou famosa nas redes sociais ao compartilhar suas “dicas infalíveis”.

Anteriormente, ela afirmava que comprar passagens às terças-feiras ou reservar assentos na parte de trás do avião aumentava as chances de conseguir um upgrade, o que foi contestado veementemente até pelas empresas aéreas.

Ela também costuma contar histórias sobre passageiros que supostamente fazem parte do Mile High Club (uma expressão que se refere aos passageiros que fazem sexo a bordo). No final, o objetivo dela é levantar engajamento, o que quase sempre dá certo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias