Comissária de bordo vai presa após descobrirem que ela tinha vários passaportes de pessoas diferentes

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines AP-BMH
Boeing 777-200ER da PIA – Imagem: Sidowpknbkhihj / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Uma comissária de bordo foi presa por guardas de fronteira canadenses depois que descobriram que ela tinha múltiplos passaportes de diferentes pessoas escondidos em sua bolsa.

A comissária e modelo em tempo parcial, identificada como Hina Sani, foi detida pela Agência de Serviços de Fronteira do Canadá após voar de Lahore, no Paquistão, para Toronto a bordo do voo PK-789 da Pakistan International Airlines (PIA) no começo deste mês.

Mídias locais do Paquistão relatam que esta não é a primeira vez que Sani é encontrada com algo errado na mala pelas autoridades canadenses, o que pode explicar por que mais uma vez foi selecionada para uma inspeção adicional ao chegar em Toronto. Desta vez, no entanto, o crime foi constatado.

O motivo pelo qual Sani tinha os passaportes potencialmente falsos em sua posse permanece um mistério, mas a descoberta ocorre em meio a um escândalo envolvendo comissários de bordo desaparecidos da PIA, com vários membros da tripulação sumindo durante escalas em Toronto, conforme destaca o Paddle Your Own Kanoo.

A PIA tem enfrentado dificuldades com comissários de bordo que não aparecem para os voos de retorno após solicitar asilo no Canadá, mas nos últimos meses, o número de casos aumentou significativamente.

A companhia aérea tentou combater o problema confiscando os passaportes dos comissários de bordo durante sua estadia em Toronto. Os oficiais também colocaram certos membros da tripulação em uma lista negra, impedindo-os de operar voos para o Canadá – presumivelmente porque são considerados de maior risco de escapar.

No voo de Sani, no entanto, foi revelado que sete membros da equipe designados como “não autorizados para voar para Toronto” foram autorizados a trabalhar no voo após receberem permissão especial de um executivo da companhia aérea.

Desde outubro de 2022, a PIA afirma que pelo menos oito comissários de bordo desapareceram durante suas escalas em Toronto. As autoridades canadenses se recusam a comentar o que acontece com esses membros da tripulação, mas a PIA acredita que estão recebendo asilo, o que está encorajando seus colegas a segui-los.

Embora os comissários de bordo desaparecidos da PIA apareçam frequentemente nas manchetes, a companhia aérea diz que não é incomum para os membros da tripulação do sul da Ásia e de outros países em desenvolvimento procurarem uma vida melhor em um país mais industrializado.

Leia mais:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Homem é preso ao desembarcar de voo no Aeroporto do Galeão...

0
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro informou que um homem acusado de estupro foi preso ao desembarcar de um voo na capital fluminense