Comissária ouve estrondo e som estranho no pouso, pilotos arremetem e descobrem o problema

Dash 8-400 da Porter Airlines – Imagem: BriYYZ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma aeronave da canadense Porter Airlines precisou realizar uma arremetida e abortar o pouso, após problemas técnicos serem identificado pela tripulação de cabine. O incidente ocorreu no último dia 8 de outubro, mas tornou-se público somente agora com a divulgação do relatório preliminar.

De acordo com dados divulgados pelo The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente é o De Havilland Dash 8-400, registrado sob a matrícula C-GLQP, que realizava o voo PD-2541 de Toronto para Sudbury, ambas localidades no Canadá, com 26 pessoas a bordo.

Durante a aproximação final à pista 30 de Sudbury, uma comissária de bordo relatou ter ouvido um forte estrondo, seguido pelo som de vazamento de ar. Diante da situação, a tripulação decidiu abortar o pouso e realizar uma arremetida.

Na manobra, perceberam que a pressão da cabine estava oscilando, levando-os a declarar uma situação de “PAN PAN”, indicando uma urgência para pouso, enquanto se prepararam para uma nova tentativa de aproximação à pista 30.

Cerca de 25 minutos após a arremetida, a aeronave conseguiu pousar com sucesso na pista 30, sem incidentes adicionais. No entanto, a equipe decidiu realizar uma inspeção mais detalhada após o pouso. A aeronave foi direcionada para uma parada na pista, onde serviços de emergência conduziram uma inspeção visual. Posteriormente, a aeronave taxiou até o portão de desembarque.

Segundo o Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB), após uma minuciosa análise de manutenção, foi descoberto que o problema estava relacionado a uma ruptura na vedação da porta de bagagem traseira. Esse dano na vedação foi identificado como a origem do som de vazamento de ar e da oscilação na pressão da cabine durante a aproximação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...