Início Variedades

Comissário de bordo é flagrado com arma carregada prestes a embarcar em um voo nos EUA

Imagem: Sunnya343 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A Administração de Segurança nos Transportes (TSA) dos EUA no Aeroporto de Filadélfia impediu mais um incidente envolvendo um funcionário de companhia aérea que tentou passar por um ponto de controle de segurança com uma arma de fogo carregada, caracterizado como uma possível ameaça interna.

Na ocorrência mais recente, de 21 de junho, a TSA encontrou uma pistola 9mm carregada com 10 munições na bolsa de um contratado de uma companhia aérea que opera em Filadélfia, conforme informou o Paddle Your Own Kanoo.

Esta foi uma detecção importante feita pelos nossos agentes da TSA, pois abordou um potencial incidente de ameaça interna“, explicou Gerardo Spero, Diretor de Segurança Federal da TSA para o aeroporto. “Estamos sempre vigilantes em relação a funcionários que possam ter más intenções, representando assim uma ameaça à segurança da aviação“, acrescentou.

Após a descoberta, a polícia local foi acionada e a arma, junto com o crachá de segurança do funcionário para áreas restritas, foram apreendidos, o que resultou na impossibilidade do suspeito continuar trabalhando no aeroporto.

A TSA não comentou se o indivíduo enfrentará acusações criminais, mas está considerando aplicar uma multa civil federal, podendo resultar em milhares de dólares de penalidade ao suspeito.

No ano passado, outro funcionário de companhia aérea foi demitido após tentar passar por um ponto de controle de segurança no Aeroporto Internacional da Filadélfia com uma pistola carregada em sua mochila. Na ocasião, ele afirmou ter estado em um estande de tiro e esqueceu que a pistola 9mm, carregada com nove balas, ainda estava em sua bagagem.

Apenas um mês depois, uma comissária de bordo que estava a caminho do trabalho em Filadélfia foi presa após ser encontrada com uma arma de fogo carregada em sua bolsa. A comissária de bordo da American Airlines foi interceptada com uma pistola semiautomática Ruger calibre .380 carregada em sua bolsa.

Os membros da tripulação frequentemente têm permissão para passar pela triagem da TSA através do corredor “Known Crewmember”, mas após uma série de incidentes de alto perfil, a TSA aumentou o número de inspeções de segurança aleatórias.

Até agora este ano, a TSA no Aeroporto de Filadélfia apreendeu 17 armas de passageiros e funcionários. No ano passado, a TSA detectou um total de 45 armas de fogo nos postos de controle de segurança do aeroporto.

Leia mais: