Comissária de voo em serviço é presa ao tentar levar arma carregada para dentro de um avião nos EUA

Na sexta-feira, 15 de setembro um incidente preocupante chamou a atenção para a segurança no Aeroporto Internacional da Philadelphia quando uma comissária de bordo de 23 anos foi presa ao tentar passar por um posto de controle da TSA com uma arma carregada.

Como relatou a rede de notícias CBS, a mulher enfrenta acusações de porte de arma de fogo de acordo com a lei estadual da Pensilvânia, além de uma possível penalidade financeira federal.

A arma foi encontrada na bagagem da comissária identificada como Kiala Santa Cruz por um agente da TSA ao passar pelo Terminal C. Kiala foi pega com uma pistola semiautomática Ruger calibre .380 que tinha cinco cartuchos no carregador, mas nenhum na câmara.

Também não foi revelado para qual companhia aérea ela trabalha, embora a foto policial pareça mostrar que a mulher usava uniforme da American Airlines. Certamente, é esperado que a empresa aérea tomará alguma decisão sobre a rescisão do contrato de emprego da jovem.

Gerardo Spero, Diretor Federal de Segurança do aeroporto da TSA, declarou: “Estamos sempre alertas para quaisquer possíveis ameaças internas”.

A TSA intensificou as verificações através dos postos de controle para impedir que pilotos e comissários de bordo fossem capazes de entrar com armas ou outros itens proibidos nas áreas seguras dos aeroportos. A agência tem recorrido a inspeções aleatórias para assegurar que não haja infrações à medida que a segurança é aprimorada.

A Associação de Comissários de Bordo (AFA) emitiu recentemente uma circular alertando seus membros sobre as regras para tripulantes para acabar com situações como essa nos postos de segurança.

O porte de armas em aeroportos americanos já foi motivo de várias detenções, cadeia, e multas, que podem chegar a milhares de dólares.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias