Comitiva do Centro de Controle Operacional da GOL Linhas Aéreas visitou o Centro Meteorológico Integrado

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, recebeu representantes da empresa GOL Linhas Aéreas da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo na última terça-feira, 8 de agosto.

A visita da comitiva do Centro de Controle Operacional da companhia aérea teve como objetivo conhecer as atividades exercidas no Centro Meteorológico Integrado (CMI). Eles foram recebidos pelo Comandante da Unidade, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça.

Durante o encontro, o Comandante apresentou a estrutura operacional do CIMAER, destacando as principais áreas de atuação operacional do Centro, como a Previsão de Área; a Previsão de Aeródromo (TAF); a Vigilância Meteorológica; dentre outras.

Imagem: DECEA
Imagem: DECEA

O Oficial também falou sobre os processos de evolução qualitativa e quantitativa dos serviços operacionais do Centro, exemplificando o aumento significativo na emissão de mensagens de vigilância e o aumento dos índices de acertos das Previsões de Aeródromo.

Já o pessoal da GOL realizou uma apresentação demonstrando a relevância dos serviços meteorológicos prestados pelo CIMAER para o Controle de Operações e para a Gerência de Despacho Operacional da empresa. A comitiva ainda destacou o quanto os produtos meteorológicos gerados pelo CIMAER são consumidos e o quão significativos eles são para a atuação eficaz do gerenciamento das operações aéreas da empresa.

Imagem: DECEA

O Comandante do CIMAER destacou a importância do encontro e reforçou que a Unidade não medirá esforços para que seja prestado um serviço de excelência aos seus usuários. “Esperamos que esse intercâmbio possibilite a compreensão do impacto da Meteorologia Aeronáutica para a segurança, para a economia e para o gerenciamento das empresas aéreas”, afirmou o Coronel Messias.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias