Início Empresas Aéreas

Companhia aérea australiana irmã do Vasco suspende todos os seus voos

Imagem: Bonza

A companhia aérea de baixo custo Bonza suspendeu seus serviços para hoje, 30 de abril, devido a discussões sobre a viabilidade da companhia aérea.

Em um breve comunicado, o CEO Tim Jordan disse que a suspensão é temporária (até 2 de maio) enquanto as conversas estão em andamento, como informa o portal parceiro Aviacionline.

Em seu relatório, o jornal australiano The Australian Financial Review apontou acusações de tensões financeiras na empresa-mãe da Bonza, a 777 Partners, que também é proprietária de sua companhia aérea irmã canadense Flair, e da SAF do time brasileiro de futebol Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

No início deste ano, a 777 Partners enfrentou ações legais de lessores de aeronaves por três jatos Boeing 737 MAX 8 e um 737-800 da Flair, que foram apreendidos em março passado devido a taxas não pagas. Também houve especulações sobre a capacidade da 777 de concluir a aquisição do clube de futebol Everton da Premier League inglesa.

Inclusive, problemas recentes no Vasco levaram alguns vândalos de torcidas organizadas a pichar o muro do Estádio de São Januário na última madrugada, pedindo a saída da 777 Partners da SAF – Sociedade Anônima do Futebol – que controla o Vasco.

Foto: Mitchul Hope

Na semana passada, a Bonza já tinha reduzido os voos na cidade de Gold Coast, e algumas operações ocorreram apenas uma vez por semana. Dois jatos 737 MAX 8 da Flair de registros C-FLKC (foto acima) e C-FLHI, tinham sido levados para a Austrália para um acordo de sub-locação – subleasing – sem tripulação e estavam sendo operados por equipes locais da Bonza.

O primeiro deles, C-FLKC, voltou para a América do Norte para operar voos da Flair no Canadá, enquanto o C-FLHI ficou sem voar durante todo o mês de março e apenas ontem, 29 de abril, fez um voo de testes partindo e retornando para o Aeroporto de Sunshine Coast, próximo das cidades de Brisbane e Gold Coast.

A Bonza teve dificuldades para lançar várias rotas de sua base em Gold Coast no final do ano passado, com atrasos na aprovação das autoridades australianas para seu acordo de aluguel com tripulação com a irmã canadense Flair, atrasando a data de início para 19 de dezembro, embora alguns serviços usando as próprias aeronaves da Bonza tenham começado em novembro.