Companhia aérea com avião mais novo paga menos para pousar em aeroporto europeu

Imagem: Zurich Airport Brasil

As companhias aéreas que voam para o aeroporto de Eindhoven, na Holanda, pagarão uma tarifa mais baixa para pousar, caso usem as aeronaves mais recentes e que causam menor impacto ambiental, em termos de ruído e emissões de CO2, como o Airbus A320neo e o Boeing 737 MAX. 

Além disso, também serão beneficiadas as empresas que tiverem aeronaves que emitem menos óxidos de nitrogênio e até mesmo as que voarem durante o dia, em vez de no início da manhã ou à noite. Essas novas regras são uma tentativa do aeroporto de reduzir o incômodo de ruído para os moradores locais e reduzir as emissões. 

Como detalha a imprensa local, o aeroporto calcula a tarifa a ser paga com base em uma taxa de pouso e decolagem sustentável, que inclui vários parâmetros. A nova metodologia de cálculo contribui para a concretização dos acordos com os quais o aeroporto se comprometeu a reduzir substancialmente a poluição sonora até 2030. 

Isso deve ser feito principalmente por meio da renovação da frota. Desde outubro de 2020, as aeronaves não podem mais pousar após as 23h para reduzir o incômodo. 

Para reduzir as emissões e o ruído, foi iniciado recentemente um teste em que as aeronaves do aeroporto de Eindhoven taxiam em um motor. O aeroporto também está se concentrando na mistura de querosene com combustível sustentável e em veículos elétricos em vez de movidos a diesel no pátio. Tudo isso pelo futuro do planeta.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias