Companhias aéreas russas abrem contas para pagar o leasing dos aviões em rublos

Um total de dez companhias aéreas russas abriram contas especiais em bancos locais para permitir que façam pagamentos a locadores estrangeiros em rublos, disse um funcionário do governo ao jornal Vedomosti em 1º de junho. O movimento é uma continuação a um decreto que o presidente russo, Vladimir Putin, emitiu no início de março, em resposta às sanções internacionais após a agressão do país contra a Ucrânia.

Pela regra, empresas com dívidas a entidades estrangeiras localizadas em “estados hostis” podem abrir contas do tipo C para enviar pagamentos a elas. De acordo com as fontes da Vedomosti, pelo menos dez empresas aéreas devem entrar nesse esquema de pagamentos. Empresas como Aeroflot, Smartavia e S7 Airlines confirmaram ao Vedomosti que abriram as contas e que pretendem pagar os arrendamentos em rublos.

No entanto, apesar do fato de que as companhias aéreas russas planejam transferir dinheiro para as novas contas C, os arrendadores não podem movimentá-lo enquanto as sanções permanecerem em vigor, disse o consultor jurídico da Forward Igor Kokin à Vedomosti, pois o não cumprimento das sanções acarreta responsabilidade administrativa e criminal na Europa e nos Estados Unidos.

De acordo com a lei russa, porém, considera-se que uma companhia aérea que transfere dinheiro para uma conta C cumpriu suas obrigações sob o contrato.

“As empresas de leasing vão retirar os fundos quando tiverem oportunidade. Enquanto isso, o dinheiro vai se acumulando nas contas“, disse o consultor.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias