Concedido contrato de US$ 3,4 bilhões à Boeing para produzir 17 aviões P-8A Poseidon para Canadá e Alemanha

Divulgação – Boeing

A fabricante aeroespacial Boeing informa que a Marinha dos EUA lhe concedeu um contrato de US$ 3,4 bilhões para começar a fabricar 14 aeronaves P-8A Poseidon para a Força Aérea Real Canadense e três P-8 para a Marinha Alemã.

Em novembro de 2023, o Canadá anunciou sua decisão de adquirir o P-8A Poseidon para substituir sua frota atual de CP-140 Auroras. O primeiro P-8A para o Canadá deverá ser entregue em 2026.

Com a aquisição do P-8, os compromissos econômicos da Boeing com o Canadá têm o potencial de gerar benefícios anuais de mais de 3.000 empregos para a indústria canadense e parceiros da cadeia de valor, e pelo menos 358 milhões de dólares para o produto interno bruto do Canadá durante um período de 10 anos.

A equipe Poseidon do Canadá inclui CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero.

A equipe conta com 81 fornecedores canadenses da plataforma P-8 e mais de 550 fornecedores em todas as províncias, contribuindo para o benefício econômico anual de aproximadamente CAD$ 4 bilhões da Boeing para o Canadá, apoiando mais de 14.000 empregos canadenses.

A Alemanha, por sua vez, após a aquisição inicial de cinco aeronaves P-8 em junho de 2021, adicionou mais três aeronaves para elevar para oito o número total de P-8 para a Marinha Alemã. A primeira aeronave será entregue em 2025, para substituir a frota de P-3 Orions do país.

“Estamos orgulhosos de adicionar o Canadá à lista de parceiros internacionais do P-8”, disse Philip June, vice-presidente e gerente do programa P-8A. “O Poseidon é uma aeronave comprovada, com mais de 600.000 horas de voo, que servirá bem o Canadá e a Alemanha no desafiador ambiente de segurança de hoje e nas próximas décadas.”

Existem 200 P-8 atualmente em serviço ou sob contrato em nove países, sendo eles Estados Unidos, Austrália, Índia, Reino Unido, Noruega, Nova Zelândia, República da Coreia, Alemanha e Canadá.

O Boeing P-8 Poseidon é uma aeronave americana de patrulha marítima e reconhecimento desenvolvida e produzida pela Boeing Defense, Space & Security. Foi desenvolvido a partir do Boeing 737-800 para a Marinha dos Estados Unidos.

O P-8 opera em funções de guerra anti-submarina (ASW), guerra anti-superfície (ASUW) e inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Está armado com torpedos, mísseis antinavio Harpoon e outras armas, pode lançar e monitorar sonobóias e operar em conjunto com outros ativos, incluindo o veículo aéreo não tripulado (UAV) de vigilância marítima Northrop Grumman MQ-4C Triton.

Com informações da Boeing

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Além de visitar Embraer, Lula conheceu projetos aeroespaciais da Força Aérea...

0
As atividades aconteceram na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).