Estados Unidos dará treinamento gratuito no Brasil para combater tráfico humano

Por ocasião do Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas (30 de julho), o governo dos Estados Unidos, com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizará nos dias 26 e 27 de julho, o treinamento gratuito “Combate ao Tráfico de Pessoas (TIP) no Setor Aéreo”, com melhores práticas para ajudar o setor aéreo a relatar possíveis casos de tráfico de pessoas.

Foto – DepositPhotos

Aberto ao público em geral, o treinamento tem como público-alvo pessoas que trabalham na indústria de aviação, como companhias aéreas e de transporte aéreo, e será realizado no auditório do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).

A iniciativa, chamada de Blue Lightning (BLI, na sigla em inglês), é liderada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, em conjunto com o Departamento de Transportes dos EUA e a Secretaria da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP). A BLI já treinou mais de 350 mil profissionais do setor aéreo no mundo todo, para identificar possíveis traficantes e vítimas de tráfico de pessoas e para denunciar suas suspeitas às autoridades.  

O treinamento no Aeroporto de Guarulhos abordará os seguintes tópicos:

  • TIP 101.
  • Mitos e concepções errôneas geralmente associadas ao tráfico de pessoas.
  • Vídeo de especialista sobrevivente/experiência de vida.
  • Indicadores de tráfico de pessoas no setor aéreo.
  • Práticas recomendadas para relatar possíveis casos de tráfico de pessoas, incluindo a abordagem centrada na vítima.
  • Recursos disponíveis para o setor aéreo.

O tráfico de pessoas utiliza força, fraude ou coerção em troca de trabalho, serviços ou atos sexuais para fins comerciais. Todos os anos, milhões de homens, mulheres e crianças são traficados em/por meio de países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.  Em 2022, o governo brasileiro identificou 588 vítimas de tráfico de pessoas, aumento frente aos 441 do ano anterior. Estima-se que o tráfico de pessoas gere bilhões de dólares por ano, sendo uma das formas mais lucrativas de crime transnacional.  Muitos traficantes usam a aviação comercial para transportar suas vítimas e funcionários do setor aéreo estão em uma posição privilegiada para ajudar no esforço global de combate a esse tipo de crime.

Os ingressos para o evento são gratuitos e estão disponíveis neste link.

Com Informações do Consulado Americano em São Paulo

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias