A Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo (ACISA) informa que na tarde de ontem, 1º de setembro, o Secretário de Parcerias e Concessões do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, esteve em Santo Ângelo em uma reunião importante com a prefeitura local e diversas entidades para apresentar a devolutiva da audiência pública referente ao Aeroporto Sepé Tiaraju.
Segundo a ACISA, o encontro, que contou com a presença do prefeito municipal e representantes das entidades e da comunidade, proporcionou uma nova visão baseada na devolutiva da consulta pública em relação ao projeto. Ao todo foram recebidas 211 sugestões de mudança/melhorias, sendo 183 somente do aeroporto de Santo Ângelo, demonstrando a relevância e a participação de nossa região.
Durante a reunião, o Secretário Capeluppi compartilhou os resultados e as alterações que foram obtidas por meio da audiência pública, destacando uma mudança significativa na projeção de demanda para o Aeroporto Sepé Tiaraju. Inicialmente, previa-se um tráfego anual de 83 mil passageiros até o ano de 2053, no entanto, com base na contribuição das partes interessadas e nas projeções atualizadas, a demanda foi revisada para 261 mil passageiros anuais, um aumento relevante de mais de três vezes.
Essa revisão na demanda resultou na necessidade de incrementos em vários pontos que anteriormente não estavam adequados e causaram insatisfação sobre a proposta inicial.
Agora, após a devolutiva, as alterações incluem a expansão do número de posições de pátio de aeronaves para 3 posições, possibilitando a operação simultânea, por exemplo, de 3 aeronaves Boeing 737, bem como, a construção de um novo terminal de passageiros e ampliação do estacionamento para atender às necessidades crescentes dos viajantes.
Além disso, o Aeroporto Sepé Tiaraju se prepara para possíveis operações internacionais no futuro, com uma revisão quinquenal para avaliar sua viabilidade de internacionalização.
Outros dois pedidos da comunidade que foram acatados incluem a antecipação da implantação de ponto de abastecimento, criando uma obrigação de disponibilização do serviço de abastecimento na fase inicial do Contrato de Concessão, ainda no primeiro ano, e também a manutenção das operações dos voos atuais ou novos durante as manutenções e obras.
Em outro momento, também foi destacada a manutenção dos bombeiros do aeroporto para operações de resposta a emergências, realizada pela concessionária, e foi anunciada a criação de um comitê especial que supervisionará e acompanhará de perto o progresso da concessão, atendendo à demanda da comunidade, garantindo que todos os compromissos sejam cumpridos.
A ACISA ressalta que, independente das amarras do contrato, é de interesse da concessionária prestar serviços de qualidade e buscar melhorias constantes no aeroporto a fim de atender seus clientes.
Ainda segundo a Associação, a participação ativa do Secretário Pedro Capeluppi nesse encontro reforçou o compromisso do governo estadual em trabalhar em conjunto com a comunidade para garantir o sucesso deste ambicioso projeto de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária na região de Santo Ângelo, com uma previsão de investimentos de mais de R$ 53 milhões de reais.