Avião da GOL se enche de fumaça logo após decolar e voo retorna ao Santos Dumont; veja imagens a bordo

Cena do vídeo apresentado abaixo, gravado por um dos passageiros na manhã de hoje

Uma ocorrência com um voo da GOL Linhas Aéreas foi registrada na manhã deste sábado, 2 de setembro, nos minutos posteriores à decolagem no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, levando a um retorno emergencial para pouso.

Conforme o vídeo a seguir, publicado por um viajante que estava a bordo da aeronave, uma grande quantidade de fumaça tomou conta da cabine de passageiros, causando a necessidade do retorno:

Na publicação do vídeo, o passageiro assim descreve o incidente: “Fui nesse voo agora saindo de aeroporto Santos Dumont. Todo mundo vivo. Saiu uma fumaça ácida no voo e teve uma confusão nem sabendo se os pilotos são vivos por um momento. Logo depois voltamos para aeroporto.”

Como visto nas imagens, equipes de bombeiros aguardavam o retorno da aeronave devido à situação de pouso de emergência. Tratava-se do voo G3-1003, que decolou do Rio de Janeiro às 06h29 da manhã, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Havia 102 passageiros a bordo, sendo que quatro deles foram atendidos em posto médico, mas todos foram liberados se maiores consequências à saúde.

Segundo dados de rastreamento online de voos, o serviço era feito com o Boeing 737-700 registrado sob a matrícula PR-VBW, que não chegou aos 8 mil pés de altitude (2.400 metros) antes que os pilotos iniciassem a descida para o retorno à origem. O pouso ocorreu cerca de 10 minutos após a partida, às 06h41:

Imagem: RadarBox

O AEROIN solicitou informações à GOL Linhas Aéreas, que forneceu o seguinte comunicado sobre a ocorrência:

A GOL informa que o voo G3 1003, que partiu do aeroporto de Santos Dumont (SDU) com destino a Congonhas (CGH), na manhã deste sábado (02/09), precisou retornar ao aeroporto de origem logo após a decolagem, devido à presença de fumaça branca a bordo.

A aeronave pousou sem intercorrências e os 102 passageiros a bordo e a tripulação foram desembarcados em segurança pelas escadas. A Companhia acompanhou quatro passageiros ao posto médico e todos já foram liberados. Os Clientes foram rapidamente reacomodados em outros voos e seguem aos seus destinos.

A fumaça foi proveniente de vapores de fluido hidráulico que adentraram a cabine pelo sistema de ventilação. As equipes de manutenção e segurança seguem na apuração das causas do ocorrido.

A GOL reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco total na Segurança, valor número 1 da Companhia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Após prisão de tunisiana no GRU Airport no dia 9, um...

0
A Polícia Federal informa que prendeu duas pessoas como desdobramento de um prisão anterior efetuada no Aeroporto Internacional de São Paulo.