Contra transporte clandestino no Aeroporto de Guarulhos, GCM continua realizando apreensões de veículos

Aeroporto Internacional de Guarulhos – Imagem: Leonid_Andronov, via Depositphotos

Agentes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam na terça-feira (3) dois veículos utilizados no transporte clandestino de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Um dos veículos, cujo condutor é reincidente na prática ilegal, possuía 34 infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Dentre elas, conduzir automóvel utilizando celular, estacionar sobre faixa de pedestres ou em local proibido pela sinalização e por velocidade acima da máxima permitida de 20% até 50%.

Já no último domingo (7), os Agentes prenderam um homem, na prática de transporte clandestino de passageiros no aeroporto, após ser abordado na condução de um veículo com restrição e em mau estado de conservação. Na consulta de dados, seu perfil constava como foragido da Justiça por não pagamento de pensão alimentícia.

Ele foi apresentado à autoridade policial na 3º Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) do aeroporto, que deu prosseguimento à ocorrência. Além dessa apreensão, a equipe removeu cinco veículos ao pátio e aplicou, nos terminais de embarque e desembarque de passageiros, medidas administrativas e multas aos motoristas com habilitações vencidas e carros que comprometem a segurança dos passageiros por falta de inspeção veicular.

Ao noticiar os casos, a GCM alertou os passageiros de transporte particular para não aceitarem ofertas fora dos aplicativos, visando a evitar golpes para ludibriar passageiros com falsas vantagens e benefícios. Os motoristas não possuem cadastro no município ou documentação regular do veículo.

Fiscalização no aeroporto

A GCM é habilitada para exercer os serviços de fiscalização sobre o transporte clandestino na cidade. As ações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a lei 9.503/97. O artigo 231, inciso VIII, considera multa de infração gravíssima e medida administrativa de remoção do veículo que efetuar transporte remunerado de pessoas quando não for licenciado para esse fim.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias