Início Variedades

Copa Airlines suspende 21 737 MAX 9 após incidente e impacta voos no Brasil

Boeing 737 MAX 9 da Copa Airlines – Imagem: airbus777, CC BY 2.0, via Wikimedia

A aviação comercial foi novamente impactada no último sábado com a notícia do incidente de despressurização envolvendo um Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines. O voo 1282, previsto para aterrissar na Califórnia, sentiu um forte impacto logo após a decolagem quando um trecho da fuselagem, especificamente um painel interno e uma porta, desprenderam-se. Felizmente, não havia nenhum passageiro no assento ao lado do local.

A situação rapidamente resultou na decisão da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos de suspender todas as operações desse modelo no país.

Em resposta a essa medida, a Copa Airlines anunciou que 21 das aeronaves Boeing 737 MAX 9 de sua frota serão temporariamente retiradas de serviço para passar por revisão técnica. Segundo o Aviacionline, foi solicitado esclarecimentos sobre o motivo pelo qual apenas 21 das 29 aeronaves da frota estão sujeitas a essa medida.

A Copa iniciou as inspeções técnicas necessárias e espera reintegrar essas aeronaves à programação de voos com segurança e confiabilidade nas próximas 24 horas“, declarou a empresa em comunicado.

A equipe da Copa Airlines está trabalhando para minimizar os impactos sobre nossos passageiros, embora seja esperado que alguns atrasos e cancelamentos ocorram devido a essa situação fora do controle da companhia aérea“, continuou a nota.

Conforme informações obtidas através da Cirium, a programação de janeiro da Copa Airlines inclui voos com o Boeing 737 MAX 9 de e para diversos destinos. Entre eles estão Aruba, Bogotá, Cali, Córdoba, Cancún, Curaçao, Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, Cidade da Guatemala, Guayaquil, Havana, Washington, Nova Iorque, Los Angeles, Lima, Orlando, Medellín, Manágua, Miami, Montevidéu, Punta Cana, Rosário, San Salvador, San Pedro Sula, Santiago do Chile, Santo Domingo, São Francisco, San José-CR, Quito, Tegucigalpa-Palmerola e Montreal. Isso totaliza 32 destinos dos 80 para os quais a Copa Airlines opera regularmente no momento.

Com dados do FlightRadar24, saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o único voo operado pelo MAX 9 que decolou na madrugada deste domingo (7) foi o CM841. Os voos CM758, CM702, CM744, e CM700 foram cancelados.

Da mesma forma, saindo do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, os voos CM872 E CM215 estão cancelados.

A Copa Airlines fará todos os esforços para informar e apoiar atempadamente os passageiros afetados por esta situação. Recomendamos que nossos passageiros verifiquem o status de seus voos em copa.com ou no aplicativo móvel da Copa Airlines“, concluiu a companhia aérea panamenha.

Leia mais:

Sair da versão mobile