Cópia iraniana do avião de transporte Antonov An-40 decola para seu voo inaugural

Foto: IRNA

Na cidade de Isfahan, Irã, o voo inaugural de um novo turboélice utilitário desenvolvido pela Iran Aircraft Manufacturing Industries (HESA), chamado Simorgh, foi realizado em 31 de maio, na presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri.

O Simorgh, que é uma variante do Antonov An-40 produzido sob licença da fabricante ucraniana, está previsto para substituir os Lockheed Martin C-130 norte-americanos atualmente usados ​​pela frota iraniana. O Irã era um dos principais clientes de aeronaves militares americanas nos anos 1970, mas desde então vem substituindo gradualmente as aeronaves veteranas por aeronaves nativas e russas.

A mídia estatal IRNA informou que a aeronave se beneficia de “materiais locais de alta tecnologia e foi projetada de acordo com as condições climáticas do Irã, bem como com os padrões e regulamentos internacionais”. A agilidade e a capacidade de transporte, combinadas com sua resistência às condições climáticas extremas, tornam a aeronave única.

Além do Simorgh, as últimas conquistas da aviação militar iraniana incluem o jato caça leve Kowsar, cujas aeronaves de produção em série entraram em funcionamento no final de 2018. Essas aeronaves, assim como os drones usados ​​pelo Exército Russo na Ucrânia, revelaram fortes performances, disse a imprensa local.

A maior esperança para o Irã está no fato de o Simorgh não se limitar a forças militares, sendo possível seu uso em tarefas civis. Como a aeronave não está diretamente relacionada à defesa, ela possui maior possibilidade de exportação.

O desempenho global e as possibilidades de uso militar e civil do Simorgh ainda devem ser determinadas, assim como em que escala a aeronave será produzida, quão viável seu custo em comparação com outros modelos e se ela se estenderá além da Força Aérea Iraniana ou será comprada por Marinha e Corpo da Guarda Revolucionária. Estas perguntas deverão ser respondidas no futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias