Piloto usa avião de pequeno porte para escrever palavrão e ofensa no céu

Será impossível saber com precisão o que o tal “Ryan” fez, mas um piloto da região de Seattle, em Washington (EUA) ficou bastante irritado com ele, a ponto de pegar seu avião e desenhar um enorme objeto fálico no céu junto com a frase ofensiva “Suck Ryan”. Tudo isso ficou eternizado nas ferramentas de rastreamento de voos.

O voo aconteceu no começo de junho e foi capturado por plataformas como ADS-B Exchange (imagem abaixo). Consta do rastreamento que a aeronave usada pelo “artista” foi um Cessna 172 de registro N1663F, que decolou de um aeroporto a leste do SeaTac para voar ao norte e fazer sua “homenagem” ao “Ryan”.

Para fazer desenhos como esses no céu, o piloto precisa planejar o voo, geralmente com uso de um software, que plota as coordenadas geográficas e depois indica ao piloto qual o rumo deve ser seguido ou qual o ângulo e direção da próxima curva.

O piloto que desenha, naturalmente, não consegue ver o desenho, mas ele aparece aos espectadores das plataformas de rastreamento.

Fazer tais desenhos nos céus tem sido uma constante, com a popularização das ferramentas de “radar online”, mas, na maioria das vezes, o objetivo dos pilotos ou das empresas é fazer uma homenagem a alguém ou registrar uma ocasião especial. No caso do piloto acima, o objetivo parece ter tido bem menos virtude.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias