Criança sobe em DC-3 da Varig no sul, fica pulando e amassa monumento histórico

Um vídeo viralizou na internet, no qual uma criança subiu e pulou num avião Douglas DC-3 da Varig, danificando a aeronave histórica. As imagens abaixo (esperar carregamento), mostram o menino “brincando” com um amigo. Não se sabe se quem filmou foi algum parente do menino

O avião mostrado nas imagens é um Douglas DC-3 de matrícula PP-ANU, bastante preservado, que está exposto no Boulevard Laçador, ao lado do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Esse é um local aberto ao público, onde fica sediada a atração “Varig Experience”.

No vídeo, a criança sobe no estabilizador horizontal da aeronave e começa a pular em cima do profundor, uma área sensível. Também é possível ver uma outra criança mechendo no compensador do profundor e, ao fundo, outra subindo na carenagem do motor esquerdo.

Logo depois surgiram imagens mostrando amassados e arranhões na parte traseira do DC-3, onde a criança estava pulando. A cena circulou a internet e causou revolta de várias pessoas.

“Os pais deixaram a criança fazer isso é um absurdo“, comentou Lito Sousa do Canal “Aviões e Músicas”. Outras pessoas comentaram no Facebook indignadas com o vídeo que teria sido gravado pelos próprios pais das crianças:

O avião

O DC-3, muito conhecido pelo nome militar C-47 Skytrain, foi o divisor de águas na aviação, sendo produzido em massa nos EUA para levar tropas que combatiam o nazismo, acabou sendo dispobinilizado por um ótimo preço para as companhias aéreas após 1945, fazendo florescer o mercado da aviação como hoje.

No Brasil não foi diferente, e a Varig foi a sua principal utilizadora, sendo uma das aeronaves responsáveis pela grande expansão da empresa gaúcha. Com o fim da empresa, a maioria de seus aviões foi deixada ao relento, inclusive o PP-ANU.

Restam hoje apenas três aeronaves da Varig em condições mínimas para serem apresentadas ao público, sendo uma delas o PP-ANU, e as outras duas no Museu Aeroespacial no Rio, um Dragon Rapide e um Electra.

Infelizmente, em 2020 o outro DC-3 que estava exposto foi destruído pela massa falida da antiga empresa, numa ação condenada por muitos.

Whats-App-Image-2022-05-03-at-17-20-06

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias