Início Aviação Militar

Dados sigilosos do caça F-16 são divulgados em fórum de jogo online

Um famoso jogo de guerra online tem um fórum bastante ativo, onde que jogadores têm vazados documentos sigilosos durante as discussões.

Divulgação – USAF/Staff Sgt. David Salanitri

O “War Thunder” é um famoso jogo online que reúne várias pessoas num campo de batalha, seja ele aéreo, terrestre ou naval. Por contar com uma grande variedade de veículos de diferentes épocas, acabou se tornando altamente popular na comunidade gamer, que aprecia jogos militares, tendo como rival o também popular “World of Tanks”.

E dentro do “War Thunder” existe um fórum onde são debatidas as modificações que podem ser feitas para melhorar o jogo, recursos futuros que a comunidade deseja e o setor de defesa como um todo.

No tópico referente ao caça Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, que é a espinha dorsal da OTAN até os dias atuais, foi vazada uma informação sigilosa, que deveria estar restrita a apenas alguns membros do Departamento de Defesa dos EUA.

O usuário spacenavy90 divulgou um documento que aponta que durante os testes iniciais do míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM, a principal arma de combate aéreo além do alcance visual dos EUA, ele foi utilizado na primeira versão do Falcon (F-16A) em displays mais analógicos do painel de controle de armas.

Ironicamente, o próprio documento original apontava que a sua divulgação era restrita, mas o jogador ainda o fez. A moderação do fórum acabou descobrindo o vazamento e apagou o conteúdo publicado para evitar ser processada pelo governo americano por abrigar documentos sigilosos sem autorização.

O vazamento destes documentos, entretanto, acabou se tornando algo comum e até cultural no fórum, tendo começado com os tanques Leclerc da França, o britânico Challenger 2 e o chinês Type 99, que tiveram seus manuais publicados em vários tópicos, além de detalhes de blindagem e munições utilizadas.

O primeiro vazamento relacionado a aviação foi do helicóptero de ataque Airbus Tiger, que teve o esquema de blindagem divulgado online. Muitos destes dados são utilizados em debates acalourados no fórum e, para provar o seu lado, alguns jogadores que têm acesso privilegiado à informações soltam os documentos nos tópicos.

Em sua defesa, spacenavy90 afirmou que não sabia do nível de sigilo do documento e que achou online, mas que não teria acesso ao documento diretamente ou por terceiros. O tópico continua online aqui apesar de toda a repercussão.

Supostamente, um manual do caça Boeing F-15E Strike Eagle também teria sido vazado, mas foi deletado em seguida. Publicar manuais não é proibido no fórum, desde que eles sejam com 30 anos ou mais de idade de publicação.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A