DECEA destaca projetos estratégicos para a circulação aérea na Região Caribe e América do Sul

Imagem: DECEA

A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), promoveu até dia 17, a 21ª reunião do Grupo de Planejamento e Implementação Regional do Caribe e da América do Sul (GREPECAS/21). A conferência, realizada em Santo Domingo, capital da República Dominicana, coincidiu com a 13ª reunião do Grupo Pan-Americano de Segurança Operacional da Aviação Civil (RASG-PA/13) e a 3ª reunião conjunta GREPECAS–RASG-PA.

O foco dos encontros, que reuniram representantes da aviação civil das regiões do Caribe (CAR) e da América do Sul (SAM), foi a avaliação do cenário atual da aviação regional e inter-regional. Com o intuito de abordar desafios emergentes relacionados à segurança operacional da aviação civil, os participantes dedicaram esforços ao estudo de soluções para a gestão harmonizada e sustentável da circulação aérea dessas regiões.

Nesse contexto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) vem apresentando projetos em curso de grande relevância, como o conceito de operações para a melhoria na gestão do tráfego aéreo na Região SAM, a cooperação civil-militar na gestão do tráfego aéreo, a gestão do espectro de frequências aeronáuticas e o conceito de Mobilidade Aérea Urbana para a integração de aeronaves eVTOL (Aeronave Elétrica de Decolagem e Pouso Vertical).

O atual presidente do GREPECAS, Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, que também é o atual chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, destacou a participação efetiva do Departamento nas reuniões do RASG-PA e GREPECAS, enfatizando a contribuição fundamental nas atividades cooperativas e nas soluções para a gestão harmonizada e sustentável da circulação aérea nas Américas.

“A participação efetiva do DECEA nas Reuniões do RASG-PA e GREPECAS, comprovada pela quantidade de contribuições apresentadas por meio das notas de estudos e notas informativas, como também pela condução das ações nas mesas de trabalho durante os eventos, contribui de modo fundamental nas atividades cooperativas da região e nas soluções para a gestão da circulação aérea na região”, afirmou o Brigadeiro.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias