DECEA lança vídeo sobre a atuação da CARSAMMA na segurança do espaço aéreo RVSM; assista e entenda

Decolagem de um Airbus A220

Desde que foi criada, em 2002, pelo Grupo de Planejamento e Implementação Regional do Caribe e América do Sul (GREPECAS), a Agência de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA) monitora o espaço aéreo RVSM (de operações com Separação Vertical Mínima Reduzida) do Caribe e da América do Sul.

Com sede no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, Organização Militar da Força Aérea Brasileira, esta Agência Regional de Monitoração (RMA) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) coleta reportes de Grande Desvio de Altitude (LHD), audita os movimentos aéreos e analisa o Risco de Colisão Vertical (CRM), produtos que fundamentam parte das estratégias de segurança operacional das 34 Regiões de Informação de Voo (FIR) sob sua supervisão.

Em 2023, a CARSAMMA foi mais longe, integrando grupos de trabalho da OACI voltados a ampliar a segurança operacional da região do Atlântico Sul, conjuntamente com outras RMA e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Assista ao vídeo abaixo, mostrando o alcance e a relevância internacional das atividades que a CARSAMMA exerce por meio do apoio que recebe do Brasil, do DECEA e do CGNA.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias