Democratas pedem que governo dos EUA reconsidere fim do acordo Delta e AeroMexico

Foto – Delta Air Lines

Mais de 10 deputados democratas pediram para que o governo federal dos EUA reconsidere a suspensão do joint-venture (JV) da Delta e da AeroMexico. As duas empresas aéreas firmaram anos atrás uma JV para operações combinadas entre os EUA e o México, mas agora este acordo está em risco, já que o Departamento dos Tranrpotes (DOT) indicou no mês passado que a decisão de não renovar a isenção antitruste que a JV tem.

Isso se deve a mudanças feitas pelo México, incluindo a transferência de voos de carga do Aeroporto Internacional da Cidade do México (AICM) para uma nova instalação encomendada pelo presidente na periferia da cidade.

A transferência forçada de voos é feita através da negativa de slots para mais voos, o que não ocorre do outro lado da fronteira, e na visão do governo Biden, a JV não pode acontecer nestes termos que violam o tratado de “Céus Aberto”s dos dois países.

Os deputados Adriano Espaillat, Grace F. Napolitano, J. Luis Correa, Jesús G. “Chuy” García, Nanette Diaz Barragán, Norma J. Torres, Nydia M. Velázquez, Page 3, Raul Ruiz, Robert J. Menendez, Salud Carbajal, Sylvia R. Garcia, Tony Cárdenas, Vicente Gonzalez, Yadira Caraveo, todos do partido Democrata, enviaram uma carta para Pete Buttigieg, secretário de Transportes dos EUA e que tem feito várias ações contras as companhias aéreas em termos de defesa do consumidor.

Nesta carta, os congressistas afirmam que “nossa significativa preocupação com esta proposta, especialmente o impacto econômico negativo que essa ação terá nos Estados Unidos”.

A Delta já alertou que pode cancelar várias rotas por causa do fim da JV, o que iria gerar menos voos, reduzindo a arrecadação e os empregos gerados pelas operações aéreas.

Vale destacar que a Delta é a maior empresa aérea dos EUA em número de voos diários, e é uma das maiores empregadoras do estado. Isto tem um peso político importante para os Democratas, que apesarem de terem as 2 vagas do estado no Senado, são minoria na câmara considerando os representantes georgianos. Veja a carta na íntegra neste link.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias