“Desistimos de tirar o A319 por atrasos na Airbus”, afirma CEO da LATAM

A LATAM Brasil iria aposentar este ano o primeiro modelo de jato Airbus que recebeu, mas teve que adiar os planos por atrasos.

Em 1999, ainda como TAM, a empresa recebeu o seu primeiro A319, que seria o primeiro Airbus de corredor único do país, inaugurando a história de sucesso da família A320 no Brasil, que hoje chega a 188 aeronaves, sendo a líder do mercado.

Hoje configurados para levar até 144 passageiros, os A319 da LATAM desempenham um papel importante em voos para destinos com menor demanda ou com aeroportos que possuem restrição operacional.

No entanto, com a chegada do A320neo, que tem motores maiores e mais eficientes, a empresa consegue superar os desafios que antes não eram possíveis com o antigo A320ceo e que apenas o A319 conseguia.

O PT-MZA, o primeiro A319 do Brasil e o primeiro Airbus da TAM, hoje LATAM

A aposentadoria do A319 nunca foi confirmada pela empresa, mas o CEO Jerome Cadier falou que estaria programada para este ano de 2024, tirando de voo os 19 jatos do modelo que a empresa tem. Porém, os planos foram postergados para uma data ainda não definida.

Quando questionado pela Folha de São Paulo sobre ter comentado sobre a falta de aviões que a empresa tem, que inclusive está olhando os Boeings 737 da GOL, Cadier destacou que está querendo mais jatos já faz um tempo, mas existe um problema maior:

“Estou procurando avião faz tempo, mas há várias coisas acontecendo. Tem um problema crônico. Motores novos da Pratt Whitney estão durando menos, precisando reparar mais cedo. Isso reduz a quantidade de avião disponível. Os fabricantes atrasam as entregas. Tem um desafio para continuar crescendo. Eu ia devolver os Airbus A319 esse ano para trazer os A320neo e A321neo mais modernos, mas eles estão atrasados. Desisti de devolver. Estou buscando alternativas para continuar colocando capacidade. Qualquer avião é alternativa“, afirmou o executivo.

Com isto os A319, incluindo o PT-TMA que foi o Airbus de número 4.000 a ser fabricado e que tem um adesivo especial por causa disto, ficarão por mais tempo na frota da empresa brasileira.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias