A Deutsche Aircraft completou com sucesso uma extensa campanha de testes no túnel de vento para o seu demonstrador tecnológico 328ALPHA. O objetivo deste programa é avaliar, desenvolver e testar em voo tecnologias que contribuirão para a redução de emissões na indústria da aviação, como propulsão elétrica, células de combustível e armazenamento de hidrogênio líquido.
O 328ALPHA representa uma modificação específica do Dornier D328 atual. Estes testes foram realizados no âmbito do programa de pesquisa em aviação civil LuFo VI-I (Luftfahrtforschungsprogramm) e são parcialmente financiados pelo Ministério Federal Alemão da Economia e Ação pelo Clima (Bundesministerium für Wirtschaft und Klimaschutz ou BMWK). Através do LuFo VI, o BMWK está empenhado em desenvolver um sistema de transporte aéreo do futuro que seja sustentável, econômico e eficiente.
O propósito desta avaliação era confirmar a integração aerodinâmica de um sistema de propulsão elétrica de próxima geração em colaboração com empresas parceiras do projeto. A campanha de nove semanas avaliou várias combinações de potência propulsora, estabilidade, controle e parâmetros de desempenho dentro da envolvente de voo prevista, segundo informa o Aviacionline.
Os resultados destes testes validam a análise prévia realizada utilizando a mais avançada dinâmica de fluidos computacional (CFD) e permitirão à Deutsche Aircraft aprimorar um simulador de voo.
O 328ALPHA também foi apresentado na conferência E2FLIGHT sobre voos elétricos realizada em setembro passado, organizada pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e pela Universidade de Stuttgart. Riaan Myburgh, Engenheiro-Chefe de Projetos Futuros da Deutsche Aircraft, apresentou os avanços mais recentes do demonstrador 328ALPHA na conferência.
Leia mais: