Mais um voo não-regular com um raríssimo avião soviético do modelo Ilyushin IL-62M de uma empresa aérea estrangeira deverá acontecer no Brasil em breve, segundo informações às quais o AEROIN teve acesso a partir de uma fonte relacionada à operação.
A quem não é familiarizado com os termos técnicos da aviação, “operação não-regular” é uma operação em que a companhia aérea é contratada para um ou alguns voos de demanda pontual de transporte de cargas ou de passageiros, e não permanente como feito nos serviços regulares.
Segundo as informações iniciais, a solicitação de autorização para voar ao Brasil foi feita nesta semana em nome da Rada Airlines, uma empresa aérea baseada na Bielorrússia. Ela possui uma frota de dois aviões cargueiros IL-62M, projeto desenvolvido na época da República Soviética.
Esta não será a primeira vez que o raro modelo, que possui poucas unidades restantes em operação no mundo, a maioria delas apenas em forças aéreas, vem ao Brasil. Em 2022, por exemplo, a mesma empresa veio buscar um lote de armas não-letais para levar à República Democrática do Congo. Na época, a informação sobre a vinda da aeronave e todo o trajeto do IL-62 foram acompanhados com exclusividade pelo AEROIN, assim como na presente ocasião.
Até o momento, ainda não há maiores detalhes sobre quais os aeroportos de origem e de destino da operação não-regular, e nem sobre qual seria a demanda de transporte aéreo de cargas que resultou na contratação da empresa. O AEROIN trará mais informações caso a solicitação avance e novos detalhes se façam conhecidos.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.