Diretor-presidente da ANAC é nomeado como titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa nesta segunda-feira, 3 de abril, que seu diretor-presidente, Juliano Noman, foi nomeado como titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR). A posse no novo cargo deve ocorrer nos próximos dias.

O diretor-presidente substituto, Tiago Pereira, que já faz parte da Diretoria Colegiada atual da ANAC, estará à frente da Agência durante a transição da presidência.

A Agência informa que o processo de transição em sua gestão já vem ocorrendo, garantindo a manutenção de seus projetos e suas prioridades para os próximos anos, bem como a excelência dos serviços por ela prestados.

Nomeado diretor em 12 de abril de 2016, Noman é especialista em regulação da aviação civil, foi secretário de Aeroportos (2011-2013) e de Navegação Aérea Civil (2013-2016) na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).

Na ANAC, foi gerente de Acompanhamento de Mercado e assessor especial da Diretoria de Serviços Aéreos de 2006 a 2008. De 2008 a 2011, foi superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado. Em novembro de 2020, assumiu como diretor-presidente da Agência.

Graduado em Ciências Econômicas (UnB), Noman realizou curso de extensão em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestrado em Gestão de Navegação Aérea na Ecole Nationale de L’Aviation Civile (ENAC), de Toulouse, França.

“Eu me orgulho de ter sido o primeiro servidor da ANAC a ser diretor e presidente. Estou convicto que muitos outros trilharão esse mesmo caminho. E se os resultados que conseguimos foram excelentes é porque, com certeza, toda a equipe da Agência é excepcional. Tenho certeza de que o futuro reserva apenas grandes feitos para nossa instituição”, afirmou Noman.

Como titular da SAC, Juliano Noman seguirá atuando no setor de transporte aéreo, mas agora com novas atribuições. Cabe à Secretaria Nacional de Aviação Civil, entre outras competências, propor, implementar, monitorar e avaliar a política nacional de transportes, no âmbito do setor de aviação civil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias