Divulgado o tenso áudio da conversa entre a torre de controle e o avião que pousou numa estrada dos EUA

Em incrível fato aéreo, o voo 246 da Southern Airways Express, que saiu do aeroporto de Washington-Dulles, teve de realizar um pouso de emergência na Loudoun County Parkway, uma rodovia adjacente, após menos de dois minutos de voo. O caso rapidamente ganhou repercussão mundial e as imagens impressionaram.

O incidente, que ocorreu por volta das 12h45 da tarde de 19 de janeiro, felizmente resultou em todos os passageiros e membros da tripulação a salvo.

O Cessna 208B Grand Caravan tinha atingido apenas 850 pés quando foi forçado retornar inesperadamente à terra por um problema que ainda está sendo investigada pela National Transportation Safety Board (NTSB).

Um registro de áudio do controle de tráfego aéreo que veio à tona é notável. A piloto da Southern Airways Express, empresa conhecida pelo indicativo “FRIENDLY” no rádio, é ouvida declarando a emergência através do som gritante de um “Mayday Mayday”, seguido por comunicações angustiantes mas indistintas.

Eles podem ser ouvidos dizendo “estamos pousando”, pouco antes de anunciarem que estão “no chão“.

Prontamente, a torre de controle questiona: “Você disse que está no chão?” E a piloto da Southern Airways Express confirma: “Estamos no chão, acabamos de pousar”.

O controle de tráfego aéreo então afirma: “estamos enviando serviços de emergência para sua localização agora”. A localização é fornecida pelo piloto de uma maneira pouco usual, ele diz: “Em frente aos Wendy’s e Aldi’s”.

Felizmente, surge a confirmação de que todos a bordo estão seguros: “Todos os passageiros e tripulantes estão vivos e bem“.

A curiosidade fica por conta da localização inusitada, certamente esta deve ser a primeira vez que uma lanchonete Wendy’s foi usada como referência para coordenadas no controle de tráfego aéreo. Ouça abaixo ao áudio.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de