Início Empresas Aéreas

‘Dobradinha’ de voos com brasileiros deportados chega novamente a Minas Gerais

Os voos de deportados dos Estados Unidos para o Brasil continuam a todo vapor e agora, novamente, dois aviões trouxeram brasileiros expulsos no mesmo dia. Assim como nesta sexta (21), no final do ano passado o aeroporto internacional de Confins já havia recebido dois jatos desses no mesmo dia.

Os voos são organizados e pagos pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA e trazem brasileiros pegos na fronteira com o México, que não podem aguardar o pedido de asilo dentro do território americano. Desde que o governo Donald Trump implementou as deportações, o brasil já viu mais de cinquenta voos como esses.

No caso de hoje, o primeiro voo foi realizado pelo Boeing 737-800 de matrícula N624XA, que voou de Phoenix, no estado americano do Arizona, para San Salvador, em El Salvador, onde teria deixado alguns imigrantes ilegais daquele país, e depois seguiu para Guayaquil, no Equador, deixando mais imigrantes, antes de finalmente pousar em Belo Horizonte no início da tarde.

Já o segundo voo, foi operado pelo 737-400 de matrícula N438US, que fez apenas uma escala técnica e pegou uma rota pelo Caribe, saindo de Alexandria, na Lousiana, passando por San Juan, em Porto Rico, antes de chegar no Aeroporto Internacional de Confins na grande BH. Ambos os Boeings são da empresa americana iAero Airways (antiga SwiftAir) que possui contrato com o governo americano para transporte de deportados e também de tropas militares.

Em torno de pouco mais de 100 deportados desembarcaram hoje, após uma jornada de até 12 horas no caso dos passageiros que vieram no maior 737-800. Por serem deportados, os passageiros vêm sem nenhuma bagagem despachada e são algemados ao assento da aeronave por segurança.

Minas Gerais é escolhida como destino dos voos de deportados pelo fato do estado ter historicamente o maior número de imigrantes ilegais para os EUA. A previsão é que os aviões voltem para os Estados Unidos em torno das 8h00 de amanhã, sábado.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile