Dubai vai reiniciar a construção de seu enorme novo aeroporto, que está suspensa desde 2019

Foto: Emirates

Depois de seis anos em construção, o Aeroporto Internacional Al Maktoum – Dubai World Central (DWC) está pronto para ser reativado. Funcionários do enorme projeto estão se preparando para dar início ao trabalho de construção, que foi interrompido em 2019, reporta a mídia local. Hoje, o local recebe apenas voos cargueiros e militares, além de servir como área de armazenamento de aviões.

O DWC supostamente se tornará a sede operacional da Emirates Airline e, inicialmente, a previsão era que a mudança acontecesse até 2025. No entanto, devido a problemas de financiamento e à pandemia, o cronograma foi adiado para, pelo menos, 2030.

Segundo fontes da MEED Middle East Business Intelligence, diversas partes interessadas e empreiteiros foram informadas informalmente para se prepararem para o reinício da construção. A conclusão deste projeto custando US$ 36 bilhões permitiria ao aeroporto atender até 250 milhões de passageiros por ano.

Esta notícia do reinício do trabalho veio meses depois que a Arábia Saudita anunciou planos para criar um “megaaeroporto” de seis pistas em Riad, que poderá atender a 185 milhões de passageiros por ano. O novo aeroporto será a casa da Riyadh Air, uma companhia aérea financiada pelo fundo soberano saudita para competir com rivais regionais como a Emirates.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias