Durante decolagem do grande Boeing 747, pista do Aeroporto Afonso Pena sofreu danos na manhã de ontem

O Boeing 747 decolando no Afonso Pena, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Plane Spotter HD Curitiba

A pista principal do Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná, não resistiu a uma decolagem de um grande avião Boeing 747 e ficou danificada, resultando na necessidade de uso da pista auxiliar.

Conforme o vídeo apresentado a seguir, gravado pela câmera ao vivo do canal “Plane Spotter HD Curitiba” no YouTube, o Jumbo Jet partiu pela cabeceira 15 do Afonso Pena e, logo na sequência, uma inspeção de pista identificou o problema. Com isso, as aeronaves que aguardavam para decolar foram encaminhadas para a pista auxiliar.

Como visto nas cenas acima, o Jumbo em questão foi o registrado sob a matrícula LX-KCL, um 747-400F (cargueiro) operado pela companhia aérea europeia Cargolux. Ele partiu às 09h36 da manhã para o voo CV-6823 com destino a Quito, no Equador.

Três aviões, da LATAM, da Azul e da GOL, já se preparavam para decolar na sequência e precisaram ser reposicionados para a cabeceira 11 da pista auxiliar. No caso da LATAM, a aeronave retornou ao pátio, possivelmente porque a auxiliar não seria longa o suficiente para a decolagem.

O A321 da LATAM chegando de volta ao pátio – Imagem: FlightRadar24
O Boeing 737-800 da GOL decolando pela pista auxiliar – Imagem: FlightRadar24

Como também mostrado no vídeo, uma intervenção da equipe de serviços do aeroporto começou não muito depois da identificação do problema, de manteira que a última operação pela pista auxiliar foi um pouso às 10h46. Às 10h48, já ocorreu a primeira decolagem pela pista principal e a normalização das operações.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias