É amanhã: Local onde era feito o A380 passa a ser do avião de maior sucesso da Airbus

Avião Airbus A321neo
Imagem: Airbus

A Airbus planeja inaugurar oficialmente na segunda-feira, 10 de julho, uma nova linha de montagem da família A320 em Toulouse-Blagnac, ocasião que será acompanhada por membros do governo francês, bem como outras autoridades locais. No local será, especificamente, produzido o A321neo.

A nova linha de montagem automatizada e altamente digitalizada empregará cerca de 700 pessoas e está localizada no antigo espaço do A380, cuja produção foi encerrada em 2021. Esta unidade se junta às linhas de montagem final da família A320 de Hamburgo (Alemanha), Tianjin (China) e Mobile (Estados Unidos), para suprir a forte demanda por este tipo de aeronave.

Guillaume Faury, presidente da Airbus, e Carole Delga, presidente da região da Occitânica, estão na lista de personalidades que chegam à Blagnac, além deles, o ministro da Economia, Bruno Le Maire, o ministro dos Transportes, Clément Beaune, o ministro da Indústria, Roland Lescure, e o ministro da Coesão Territorial, Dominique Faure, estarão presentes.

A abertura da nova fabrica visa desenvolver a estratégia atual da Airbus de acelerar a produção da família A320neo para atender aos milhares de pedidos firmes dos próximos anos e os que virão. A cerimônia de inauguração será realizada na segunda-feira, das 13h às 17h, na hora local.

Na última semana, junto com a divulgação da lista atualizada de pedidos da Airbus, tomou-se conhecimento de que o A321neo desbancou o A320neo como avião mais vendido da história da fabricante europeia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias