Easyjet obriga mais uma pequena companhia aérea a mudar de nome

Airbus A320 da Easyjet – Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A companhia aérea EZ Air, sediada nas Pequenas Antilhas, encontra-se obrigada a mudar seu nome após o Easy Group, sob a tutela do fundador da Easyjet, Stelios Haji-Ioannou, tomar medidas legais para tal sob acusação de violação dos direitos de propriedade intelectual.

Este caso se insere em uma série de controvérsias em que a Easy Group litiga contra empresas em todo o mundo que incorporam o termo “Easy” em seus nomes. Recentemente, a banda britânica de Indie-Pop Easylife foi afetada, tendo que encontrar um novo nome após uma ação judicial movida pela Easy Group.

Além da violação dos direitos do nome, a banda também foi acusada de causar prejuízos financeiros ao brincar com acessórios da Easyjet enquanto estava embriagada.

Em julho deste ano, a companhia aérea colombiana Easyfly também se viu obrigada a mudar seu nome para Clic. A Easy Group é conhecida por levar a sério a proteção de sua marca e investe somas significativas anualmente nessa preservação.

EZ Air: Uma pequena aérea com grande desafio

Fundada em 2000, a EZ Air opera com cinco aeronaves: três Saab 340 que realizam voos regulares para Curaçao, Aruba e Colômbia. Além disso, a frota inclui dois Learjets equipados para transporte de feridos, aponta o aeroTELEGRAPH.

Apesar do atual conflito legal, o CEO da EZ Air, René Winkel, mantém a confiança no futuro da empresa. Ele destacou que a EZ Air conquistou uma posição forte nas rotas atendidas, graças a um produto de alta qualidade e a aeronaves confortáveis.

Um passo necessário: O processo de rebranding

René Winkel explicou ao portal Aruba: “Somos uma companhia aérea regional relativamente pequena e não podemos nos dar ao luxo de se envolver em uma disputa legal de longo prazo com uma corporação muito rica, cujo desfecho é incerto“. Por esse motivo, está prevista a mudança do nome da companhia aérea por meio de um processo de rebranding o mais rápido possível.

A Easy Group indicou que concorda com as medidas adotadas pela EZ Air e que os voos podem ser realizados sob um novo nome em um futuro relativamente próximo. Apesar da alteração de nome, a EZ Air permanece otimista em relação à sua capacidade de continuar prosperando no mercado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

FTAI Aviation anuncia a execução de um contrato de manutenção sobre...

0
A FTAI Aviation anunciou a execução bem-sucedida de um Contrato de Energia Perpétua com a Latam. O acordo fornece ao LATAM uma