ITA Airways processa a Aeroitalia porque o logo seria “muito parecido” com o da extinta Alitalia

Boeing 737-800 da Aeroitalia – Imagem: Colin Cooke, CC BY-SA 2.0, via Creative

A ITA Airways, a nova companhia aérea nacional da Itália, criada em 2021 para substituir a endividada marca Alitalia, entrou em conflito com uma concorrente de propriedade privada, alegando que seu nome e logotipo são muito semelhantes aos da agora extinta Alitalia, e exigiu uma completa reformulação nos próximos dez dias.

A Aeroitalia foi lançada no ano passado por Francesco Gaetano Intrieri, com o apoio de um investidor alemão de private equity. Atualmente, a companhia aérea possui uma frota de sete jatos Boeing 737 e dois turboélices ATR, atendendo destinos em toda a Itália, bem como na Europa e no Reino Unido.

De acordo com o Corriere Della Sera, a companhia aérea apresentou um pedido de marca registrada junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia no ano passado. O pedido incluía o nome Aeroitalia, bem como o uso de um logotipo estilizado “A” nas cores da bandeira italiana.

Boeing 777 da Alitalia

Mais de um ano depois, a Sociedade Italiana de Patentes publicou um desafio ao pedido de marca registrada da Aeroitalia em nome da ITA Airways, que alega que o nome e o logotipo da companhia aérea são muito semelhantes aos da Alitalia.

Apesar do fato de a Alitalia não existir mais formalmente, a ITA Airways adquiriu os direitos da marca Alitalia por cerca de €90 milhões. Na época, a ITA Airways afirmou que comprou a antiga marca para evitar que caísse nas mãos de rivais.

Em seu desafio, a ITA Airways afirma ter “recebido com surpresa e compreensível preocupação” o pedido de marca registrada da Aeroitalia.

Essas marcas, semelhantes às da Alitalia e ao ‘design do leme’, entram em conflito com os direitos anteriores da ITA, não apenas por suas óbvias semelhanças fonéticas e/ou gráficas e/ou conceituais, mas também pelo uso nas pinturas e lemes das aeronaves, que claramente lembram os das aeronaves da Alitalia“, continuou a objeção. “Suas marcas representam uma clara violação dos direitos exclusivos da ITA e tiram proveito injustificado da reputação das marcas da ITA.

Airbus A330neo da ITA Airways

A ITA não apenas exigiu que a Aeroitalia mude imediatamente seu nome e logotipo, e renomeie seu site, mas também chegue a um acordo financeiro com a ITA para danos e despesas legais.

À Aeroitalia foram concedidos apenas dez dias para chegar a um acordo amigável com a ITA, embora Intrieri tenha sugerido que sua companhia aérea não tem a intenção de ceder às exigências da ITA.

Intrieri afirma que a ITA Airways está desafiando a Aeroitalia apenas agora porque a companhia aérea cresceu muito mais rápido do que eles anteciparam e agora está atraindo clientes, especialmente em voos para a Sicília. Intrieri também diz que a Aeroitalia contratou uma “empresa de gestão de marcas altamente qualificada” ao projetar o logotipo para evitar um conflito de marcas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias