Em fórum de sustentabilidade, Azul defende modelo de produção e uso do SAF específico para o Brasil

A Azul, maior companhia aérea em números de voos e destinos atendidos no país, participou do 1° Fórum Regional de Discussão sobre a Transição Energética da Aviação, organizado pela ANAC e pela Comissão Latino-Americana de Aviação Civil. 

O evento, que ocorreu entre 30 e 31 de agosto, em São Paulo, teve o apoio da Internacional Air Transport Association (IATA) e da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA). 

O objetivo foi reunir companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e indústrias de biocombustíveis, de países latino-americanos, para incentivar as conversas sobre os caminhos necessários para viabilizar o uso do SAF, o combustível sustentável de aviação. 

Diogo Youssef, Gerente executivo de eficiência de Combustíveis da Azul, que representou a companhia nos painéis técnicos e debates, destacou que a Azul quer estar à frente dessas discussões e defende uma solução mais regional para o fornecimento e o uso desse tipo de biocombustível no Brasil. 

“É fundamental reconhecer a importância de encontrar soluções adaptadas à nossa realidade latino-americana, quando se trata do uso de biocombustíveis para aviação. Não podemos simplesmente adotar mandatos e práticas pensadas para a realidade europeia, sem levar em consideração as complexidades logísticas sociais e ambientais únicas que caracterizam nossa região. A América Latina possui uma riqueza de recursos naturais e um vasto potencial agrícola que podem ser aproveitados de maneira sustentável para a produção de biocombustíveis, contudo temos grandes desafios de logística dado o tamanho do continente”, explica. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias