Em histórico acordo, norte-americana GE Aerospace deverá produzir motores para caças indianos na própria Índia

Motor F414 – Imagem: GE Aerospace

A empresa norte-americana GE Aerospace anunciou nesta quinta-feira, 22 de junho, que assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para um acordo histórico.

O objetivo é produzir motores a jato de aeronaves de combate para a Força Aérea Indiana, que se constitui como um marco importante em meio à visita de estado oficial do primeiro-ministro indiano Narendra Modi aos Estados Unidos e um elemento-chave no fortalecimento da cooperação de defesa entre os dois países.

O acordo inclui a potencial produção conjunta dos motores F414 da GE Aerospace na Índia, e a fabricante norte-americana continua trabalhando com o governo dos EUA para receber a autorização de exportação necessária para isso. O esforço faz parte do programa Light Combat Aircraft Mk2 da Força Aérea Indiana.

Concepção gráfica do novo caça indiano – Imagem: Dipjyotimitra14 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

H. Lawrence Culp Jr., diretor executivo da GE Aerospace, afirmou que este é um acordo histórico possibilitado pela parceria de longa data da empresa com a Índia e a HAL.

“Estamos orgulhosos de desempenhar um papel no avanço da visão do presidente Biden e do primeiro-ministro Modi de uma coordenação mais estreita entre as duas nações. Nossos motores F414 são inigualáveis ​​e oferecerão importantes benefícios econômicos e de segurança nacional para ambos os países, pois ajudamos nossos clientes a produzir motores da mais alta qualidade para atender às necessidades de sua frota militar”, completou o diretor.

A GE Aerospace opera na Índia há mais de quatro décadas com amplo envolvimento na indústria, incluindo motores, aviônicos, serviços, engenharia, manufatura e fornecimento local. Além de novos trabalhos em potencial na Índia, várias instalações dos EUA que atualmente apoiam o trabalho no motor F414 terão volume adicional como resultado do presente anúncio.

Em 1986, a GE começou a trabalhar com a Aeronautical Development Agency e a HAL para apoiar o desenvolvimento da LCA (Light Combat Aircraft) da Índia com motores F404. Posteriormente, o F404 e o F414 da GE Aerospace fizeram parte dos programas de desenvolvimento e produção dos programas LCA Mk1 e LCA Mk2.

No total, 75 motores F404 foram entregues e outros 99 estão encomendados para o LCA Mk1A. Oito motores F414 foram entregues como parte de um programa de desenvolvimento contínuo para o LCA Mk2.

Com mais de cinco milhões de horas de voo e oito nações com aeronaves movidas ao F414 em operação ou encomendadas, o F414 continua a superar as metas de confiabilidade e tempo de voo. Até o momento, mais de 1.600 motores F414 foram entregues globalmente.

A presença da GE na Índia inclui seu centro de pesquisa e tecnologia, o Centro de Tecnologia John F Welch em Bengaluru, inaugurado em 2000 e sua Fábrica Multimodal em Pune, inaugurada em 2015.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias