Em tentativa de pouso em meio a ventos fortes, outro ATR 72 quica na pista várias vezes antes de arremeter

Um avião da Canaryfly, modelo ATR72-500 com matrícula EC-MSM, teve uma aterrissagem em meio a ventos fortes no Aeroporto de Lanzarote, nas Ilhas Canárias. A aeronave chegava de Tenerife Norte no voo PM618 e, durante a tentativa de pouso na pista 03, por volta do meio-dia de terça-feira, 7 de novembro, teve que arremeter por segurança.

Imagens da webcam ao vivo do Aeroporto de Lanzarote capturaram o momento em que o avião tentou pousar. Ao chegar ao solo, a aeronave se desestabilizou, quicou e tocou primeiro com as rodas traseiras e depois com as dianteiras.

Após a tentativa malsucedida de pouso, a tripulação fez uma segunda tentativa sem sair da pista, mas houve outro choque contra a pista. Após várias quicadas, a aeronave conseguiu decolar novamente e, finalmente, aterrissou com sucesso.

O vídeo deste momento pode ser visto abaixo. A decisão de arremeter faz parte da gestão de segurança do voo, onde o procedimento visa a garantir a integridade da aeronave e dos seus ocupantes.

Dias antes, uma situação muito semelhante aconteceu com outro ATR 72, como mostrado pelo AEROIN, podendo ser relembrado neste link ou no título logo abaixo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias