Em voo de experiência, Airbus leva funcionários para sentirem como é voar no novo Airbus A321 XLR

Imagem: Airbus

No dia 5 de outubro, um avião de teste A321 XLR realizou um voo de experiência do passageiro em condições operacionais típicas de uma companhia aérea. A bordo, 200 funcionários da Airbus foram os primeiros a vivenciar o A321 XLR em condições simuladas de serviço real antes de sua entrada em operação em 2024.

Neste voo, participaram 167 funcionários da Airbus atuando como passageiros, além de 22 especialistas e 11 membros da tripulação de teste de voo e da cabine. A aeronave de teste, MSN 11080, decolou de Toulouse, na França, às 11h14 e pousou às 17h26, após seis horas e doze minutos pela Europa.

O A321 XLR foi alimentado com 30% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), demonstrando um passo em direção às metas de redução de emissões do setor, inclusive nas atividades de teste de voo da Airbus. Todas as aeronaves da Airbus já são certificadas para voar com até 50% de combustível sustentável de aviação a bordo.

Ao avaliar a percepção dos passageiros quanto ao conforto da cabine, o voo de passageiros representa uma contribuição importante para a verificação e validação do A321 XLR, garantindo maturidade na entrada em serviço para os clientes em 2024. O voo também permite à Airbus aprimorar os procedimentos de cabine e avaliar o ambiente e os sistemas da cabine enquanto a aeronave está no ar.

Durante o voo, os passageiros foram convidados a responder a uma pesquisa sobre os aspectos visuais da cabine, bem como sobre os níveis de temperatura e ruído. Foram solicitados a testar diversos sistemas da cabine, incluindo ar condicionado, iluminação, cozinhas, eletricidade, banheiros e sistemas de água, conforme explicou Pete Housley, líder da Equipe de Testes de Entrega de Produtos.

Aspectos ergonômicos também foram avaliados, como a facilidade de carregar e descarregar os novos compartimentos de bagagem.

Imagem: Airbus

Além da pesquisa de percepção, os 22 especialistas a bordo aproveitaram a oportunidade para fazer medições diretas de níveis acústicos e temperatura. A exposição ao ruído da tripulação foi registrada, especialmente na área da porta de entrada principal. Os novos elementos da cabine Airspace também foram testados quanto a vibrações ou ressonâncias durante diferentes fases de voo.

Com este novo teste de voo, os intensivos testes de certificação do A321 XLR estão avançando em direção ao objetivo de obter a Certificação Tipo, seguida pela entrada em serviço em 2024. O A321 XLR representa o próximo passo na evolução da família A320neo de corredor único, atendendo à demanda de mercado por maior alcance e capacidade em rotas mais longas.

Além disso, a aeronave oferecerá um alcance sem precedentes para aviões de corredor único, de até 4.700nm (8.700 km), com 30% menor consumo de combustível por assento em comparação com aeronaves de gerações anteriores, além de emissões reduzidas de NOx e ruído.

Até o momento, a família A320neo acumulou mais de 9.700 pedidos de mais de 130 clientes em todo o mundo. Os pedidos para o A321XLR ultrapassam 500 de mais de 20 clientes.

Voz dos passageiros

Os 167 funcionários da Airbus a bordo estão envolvidos no programa A321 XLR na França, Alemanha, Espanha e Reino Unido. 

Entre eles estava Blanca Martinez Gallar, Engenheira Aerodinâmica em Getafe, Espanha, que compartilhou sua emoção por estar lá: “Quando soube que seria selecionada para este voo, fiquei muito feliz e muito orgulhosa de ser uma das os primeiras passageiras do A321 XLR e uma das pessoas do departamento de Aerodinâmica da Airbus a ser selecionada. Trabalhei duro nesta aeronave no ano passado, participando de campanhas de testes de voo de desempenho de alta e baixa velocidade para os motores CFM e Pratt & Whitney, por isso é uma grande emoção estar no A321XLR. Como passageira, eu diria que o A321 XLR é uma aeronave muito confortável e silenciosa. Foi também meu primeiro voo em classe executiva, então fiquei realmente impressionada. Eu realmente gostei desse momento.” 

Imagem: Airbus

Vindo da Airbus Atlantic em Montoir-de-Bretagne, França, Nicolas Moyon, também foi um dos passageiros selecionados: “Fiquei entusiasmado por estar a bordo, pois perdi a oportunidade de participar do primeiro voo do A321 XLR no ano passado. Fiquei grato por ter essa segunda chance. Gostei muito da diversidade da equipe da Airbus a bordo, trabalhando em diferentes funções e locais, sejam engenheiros, operadores ou funções de suporte. Onde quer que estejamos, estamos todos muito orgulhosos de contribuir para esta aeronave recém-nascida.” 

Nós nos divertimos muito”, diz Jim Fawcett, engenheiro-chefe de testes de voo que participou de toda a campanha de testes de rota do A321XLR. “É sempre interessante compartilhar esses momentos com nossos colegas e aprender mais sobre seu trabalho. Também é uma grande oportunidade para mostrarmos como estamos trabalhando. Acho que muitos dos nossos colegas descobriram como é estar em um voo de teste, por isso é uma experiência muito boa para todos nós.

Informações da Airbus

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até