Em voo pela vida, Caravan da FAB decola de Guaratinguetá com um coração a bordo

Imagem: Prefeitura de Guaratinguetá

Na última sexta-feira (15), uma aeronave C-98 Caravan, da Força Aérea Brasileira, realizou o transporte de um coração, decolando do Aeroporto Edu Chaves, em Guaratinguetá, para a cidade de São Paulo.

Após acidente de trânsito, um jovem atendido pelo SAMU foi encaminhado para a UPA (de Guaratinguetá) onde chegou a ser internado na UTI. Devido à gravidade das lesões, o quadro do paciente evoluiu para morte cerebral.

Com a autorização dos familiares para a doação dos órgãos, iniciou-se o protocolo de captação em conjunto com a equipe médica da Unicamp. Na sexta-feira (15), por volta das 4h da manhã, a equipe médica chegou à Santa Casa e realizou a captação de rins, córneas, coração e fígado para transplante.

O transporte de órgãos é um serviço nobre e fundamental, realizado pela Força Aérea Brasileira. Conforme o Decreto nº 9.175, de 18 de outubro de 2017, a FAB mantém sempre disponível uma aeronave para essa finalidade.

Esta é mais uma contribuição fundamental da FAB, que leva esperança para os mais necessitados, uma ação que Guaratinguetá tem o orgulho de fazer parte.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias