Em votação, aeronautas do táxi aéreo aprovam reivindicações para renovação da CCT 2023-24

Foto por VitalikRadko via Deposit Photos (sob licença)

Em votação realizada on-line nos dias 6, 7 e 8 de setembro, os aeronautas associados do táxi aéreo aprovaram a pauta de reivindicações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para 2023/24, além da autorização para que o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) negocie a pauta com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA).

Os tripulantes também deliberaram por tornar a AGE permanente e autorizaram o SNA a ingressar com todas as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis referentes à negociação.. Foram registrados 58,18% de votos favoráveis à aprovação da pauta e 41,82% de votos contrários.

A autorização para que o SNA negocie a pauta de reivindicações com o Sneta foi aprovada com 76,36% de votos a favor, 21,82% de votos contrários e 1,82% de abstenções. Os aeronautas também deliberaram por manter a AGE permanente com 56,36% favoráveis, 32,73% de votos contrários e 10,91% de abstenções.

A autorização para o SNA ingressar com todas as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis referentes a esta negociação foi aprovada por 83,64% dos votos a favor e 16,36% contra.

Nas cláusulas econômicas a pauta prevê, entre outros itens, a reposição do INPC mais 2% de reajuste, a ser aplicado nos pisos salariais, diárias de alimentação, seguro de vida, cesta básica e vale alimentação. Já nas cláusulas sociais, a pauta contempla o ajuste nos honorários de refeição e descanso, além do ajuste no deslocamento na folga.

Leia a pauta de reivindicações na íntegra: http://tinyurl.com/3yd23h65. Com a aprovação, o SNA dará início às negociações com o Sneta para renovação da CCT.

Informações fornecidas pelo SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de