Embraer levará o avião E195-E2 para uma exposição internacional marítima e aeroespacial na Malásia

E195-E2 com a pintura Tech Lion de divulgação da Embraer – Imagem: Embraer

A 16ª edição da Langkawi International Maritime and Aerospace Exhibition (LIMA), que ocorre a partir de 23 de maio de 2023 na Malásia, contará com a exibição do maior avião comercial já produzido no Brasil, o E195-E2, levado pela fabricante Embraer.

Raul Villaron, Vice-Presidente da Embraer Aviação Comercial para Ásia-Pacífico, comenta que a empresa brasileira está orgulhosa por apresentar o E195-E2 na LIMA 2023. Ele destaca:

“Nossa aeronave é a mais recente a entrar em serviço no mercado da aviação comercial e a maior integrante da nossa família de E-Jets. O moderno interior da cabine, com configuração com dois assentos de cada lado do corredor, é popular entre os passageiros que querem evitar o assento do meio. O desempenho operacional da aeronave oferece às companhias aéreas uma solução atraente para expandir suas redes regionais e estabelecer novas rotas, mantendo baixas emissões de combustível e ruído.”

De acordo com a Embraer, o E195-E2 é a aeronave mais eficiente e sustentável do mundo em sua categoria, sendo utilizado por companhias aéreas como KLM (Holanda), Helvetic Airways (Suíça), Azul (Brasil) e, mais recentemente, Porter Airlines (Canadá).

Com capacidade para até 146 passageiros, o E195-E2, que entrou em serviço em 2019, faz parte da nova família de jatos E2 de aviação regional, com tecnologias sustentáveis, grande conforto de cabine aos passageiros, excelente de desempenho operacional e ótimo alcance, de 2.600 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 7 horas de voo.

A Embraer também destaca que vai mostrar no evento que, no início de julho de 2022, foi testado com sucesso, junto à Pratt & Whitney, uma aeronave E195-E2 com combustível de aviação 100% sustentável (SAF). Com 100% SAF, a redução de 25% nas emissões já alcançada pelo E2 em relação aos E-Jets de primeira geração pode chegar a impressionantes 85%.

Outro aspecto a ser apresentado aos visitantes da LIMA 2023 é que o E195-E2 demonstrou sua capacidade de aproximação íngreme ao pousar e decolar no icônico London City Airport (LCY), logo após o Farnborough Airshow, no ano passado.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias