Emirates ingressa em grupo de pesquisas de combustíveis de aviação renováveis nos Emirados

No Ano da Sustentabilidade nos Emirados Árabes Unidos, e na 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3) da OACI realizada em Dubai, oito entidades fundadoras anunciaram o lançamento do “Air-CRAFT”, um consórcio de pesquisa baseado nos Emirados Árabes Unidos com foco no desenvolvimento, produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

O Air-CRAFT, ou Centro de Tecnologias de Combustíveis Renováveis e Avançados para a Aviação dos Emirados Árabes Unidos, é uma iniciativa inédita que reúne entidades de toda a cadeia de valor – formuladores de políticas industriais, reguladores da aviação, produtores de combustível, acadêmicos e pesquisadores, fabricantes de aeronaves e motores e companhias aéreas.

Embora baseado nos Emirados Árabes Unidos, o consórcio também terá a participação de entidades internacionais relevantes ao longo de seu desenvolvimento. A nova iniciativa foi anunciada hoje na CAAF/3, antes da COP28 (28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

O Air-CRAFT tem o apoio do Ministério da Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos. “O setor da aviação tem grande importância pois contribui significativamente para o PIB, além de ser um setor essencial no nosso trabalho de descarbonização”, disse Suhail Mohamed Al Mazrouei, Ministro da Energia e Infraestrutura.

“Os Emirados Árabes Unidos se comprometeram a atingir zero emissão líquida até 2050, e este objetivo só pode ser alcançado com a redução das emissões. O Air-CRAFT tem ainda um longo caminho a percorrer na descarbonização do setor da aviação, e vai ajudar a tornar esse setor mais resiliente e sustentável no futuro“.

Abdulla bin Touq Al Marri, Ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos e Presidente da GCAA, disse: “A apresentado do Air-CRAFT na CAAF3 em Dubai reforça o compromisso dos Emirados Árabes Unidos de acelerar a produção de combustível de aviação sustentável (SAF), unindo o governo, o setor privado e acadêmicos em um esforço coletivo para promover a aviação sustentável.”

]Bin Touq acrescentou: “Alinhado à meta de atingir zero emissão líquida até 2050, este consórcio, o maior e mais exclusivo na indústria de SAF, representa um avanço substancial rumo a um futuro mais verde da aviação e, com ele, esperamos causar um impacto positivo significativo.”

A colaboração apoia os princípios do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e o objetivo da indústria da aviação comercial de atingir zero emissão líquida até 2050. Hoje, na CAAF/3, representantes das oito entidades do consórcio assinaram um acordo de colaboração estratégica para dar início ao Air-CRAFT.

Os possíveis tópicos de pesquisa do Air-CRAFT incluem avaliações do impacto ambiental, otimização de matérias-primas e processos e avaliações técnico-econômicas. O Air-CRAFT também vai estabelecer vínculos relevantes com outras instituições acadêmicas e de pesquisa nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo.

O governo dos Estados Unidos apoia a conexão do Air-CRAFT com o acordo intergovernamental Estados Unidos-Emirados Árabes Unidos “Parceria para Acelerar a Transição para Energia Limpa” (PACE).

Os parceiros industriais e institucionais do consórcio fornecerão a demanda do mercado, conhecimento e tecnologia para apoiar pesquisas sobre a produção de combustíveis alternativos para o setor da aviação, e farão um convite aberto a entidades dos Emirados Árabes Unidos e internacionais para se juntarem ao consórcio. O Air-CRAFT já está em discussões avançadas com organizações globais importantes e estratégicas, que devem ser anunciados em breve.

O Xeique Majid Al Mualla, vice-presidente sênior da divisão de assuntos internacionais da Emirates Airline, disse: “A Emirates apoia iniciativas que promovem a implementação de SAF. Contribuímos para o desenvolvimento do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e dos roteiros de combustível power-to-liquid, e acreditamos que os Emirados Árabes Unidos estão numa posição única para liderar nesta área com suas políticas, tecnologia e capacidades de infraestrutura. Vemos o Air-CRAFT como uma plataforma sólida para transformar o roteiro nacional de SAF em realidade e estamos orgulhosos de ser uma das entidades lançadoras desta iniciativa.”

Hanan Balalaa, vice-presidente sênior de novas energias da ADNOC (Abu Dhabi National Oil Company), disse: “O mundo precisa acelerar o ritmo do progresso rumo a carbono zero e isso exige a descarbonização de setores essenciais como a aviação. A colaboração e a inovação serão fundamentais para abordar todas as emissões e a ADNOC já está trabalhando com seus clientes para ajudá-los na transição para novas energias. O lançamento do Air-CRAFT apoia este objetivo e esperamos trabalhar com os nossos parceiros para permitir tecnologias de combustível de aviação sustentável que possam descarbonizar o setor mais com mais rapidez.”

Brian Moran, vice-presidente de políticas e parcerias globais de sustentabilidade da Boeing, disse: “A ampliação do SAF é fundamental para que a aviação realize o seu compromisso de zero emissão líquida até meados do século. A construção de uma economia de SAF local próspera exige a colaboração de toda a cadeia de valor e estamos honrados por ter ajudado a criar e agora trabalhar com este grupo importante no Air-CRAFT para estimular ainda mais inovações de SAF nos Emirados Árabes Unidos e em outras regiões do mundo.”

Sua Excelência Saif Humaid Al Falasi, CEO do Grupo ENOC, disse: “Estamos orgulhosos com essa união dos principais líderes do setor no lançamento do Air-CRAFT, uma iniciativa inovadora que destaca o nosso compromisso com o avanço dos combustíveis de aviação sustentáveis. Por meio de pesquisas e inovações colaborativas, pretendemos promover um futuro mais verde da indústria da aviação, alinhados à visão dos Emirados Árabes Unidos e a busca firme pela sustentabilidade e gestão ambiental.”

Mohammad Al Bulooki, diretor de operações da Etihad Airways, disse: “A Etihad apoia o desenvolvimento e a criação do Air-CRAFT e tem orgulho de participar deste lançamento ao lado de seus parceiros. Há mais de uma década, a Etihad mantém o compromisso com o pioneirismo no desenvolvimento de cadeias de abastecimento de SAF nos Emirados Árabes Unidos e em outras regiões, e desde 2019, com a implantação do Programa Etihad Boeing Greenliner, promove uma iniciativa de sustentabilidade líder do setor que abrange todas as áreas da nossa cadeia de valor. Com o Air-CRAFT, as parcerias e a colaboração da Etihad e a busca por milhões de pequenas coisas continuam fortes sob a bandeira da sustentabilidade e dos Emirados Árabes Unidos.”

Mohammed Mohaisen, presidente e CEO da Honeywell para o Oriente Médio e Norte da África, disse: “A Honeywell é um parceiro tecnológico de confiança para os setores da aviação e energia, compartilhando do objetivo em comum de descarbonizar o futuro das viagens aéreas. Nosso conjunto de tecnologias permite que os produtores de SAF capitalizem com uma variedade de matérias-primas não concorrentes, incluindo gorduras residuais, óleos e graxas usados, biomassa, etanol, metanol e dióxido de carbono capturado, e temos o compromisso de acelerar a produção local e a implantação de SAF nos Emirados Árabes Unidos. Ressaltando este compromisso, estamos orgulhosos de formar o Air-CRAFT com parceiros valiosos para apoiar o Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e promover sua liderança nesta inovação fundamental.”

Dr. Steven Griffiths, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento e Professor da Universidade de Khalifa, disse: “A Universidade de Khalifa coloca a transição energética dos Emirados Árabes Unidos no centro da sua estratégia. Considerando a importância da aviação para a economia dos Emirados Árabes Unidos, o Air-CRAFT se alinha perfeitamente à nossa agenda de pesquisas. A Universidade de Khalifa espera servir como base das atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento de capital humano do Air-CRAFT.”

Mohammad Abdelqader El Ramahi, diretor de hidrogênio verde da Masdar, disse: “Como defensor da energia limpa dos Emirados Árabes Unidos, a Masdar tem o prazer de apoiar esta iniciativa que vai acelerar a inovação e a adoção de SAFs. Os combustíveis sustentáveis têm um enorme potencial para descarbonizar setores mais complicados. A Masdar espera trabalhar com a colaboração dos membros do Air-CRAFT para avançar na pesquisa e expansão e cumprir com o Roteiro Nacional de SAF, além de continuar promovendo o nosso negócio de hidrogênio verde, que será essencial para a produção comercial mais ampla de SAFs e um elemento fundamental da Estratégia Energética dos Emirados Árabes Unidos para 2050.”

Informações da Emirates

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias