Emirates se torna a primeira a fazer um voo de demonstração do A380 com SAF

Divulgação – Emirates

A Emirates tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a operar um voo de demonstração com o A380 usando 100% de Combustível Sustentável para Aviação (SAF, na sigla em inglês) em um motor.

O voo realizado hoje comandado pelos Comandantes Khalid Binsultan e Philippe Lombet, decolou do Aeroporto Internacional de Dubai com um dos quatro motores alimentados por 100% de SAF, ajudando a demonstrar seu potencial como substituto direto que atende aos requisitos técnicos e químicos do combustível de jato, enquanto é uma alternativa mais sustentável. O SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 85% ao longo do ciclo de vida do combustível em comparação com o combustível de jato convencional.

Voos de demonstração, como o realizado hoje que durou 37 minutos, abrem caminho para futura padronização, qualificação e adoção de voos com 100% de SAF, à medida que os governos adotam estratégias mais amplas para apoiar a produção e a ampliação do SAF.

O voo do A380 destaca o desempenho e a compatibilidade do SAF, tornando-o uma fonte de combustível segura e confiável, e contribui para o crescente corpo de pesquisas realizadas pela indústria para avaliar os efeitos benéficos do SAF de 100% no desempenho das aeronaves. Atualmente, o SAF está limitado a uma mistura de 50% nos motores para voos comerciais.

O voo ocorre enquanto a indústria da aviação, organizações internacionais, órgãos reguladores e autoridades de alto nível responsáveis por decisões relacionadas a políticas convergem em Dubai para a Terceira Conferência Internacional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3). Colaboradores dedicados da Airbus, Engine Alliance, Pratt & Whitney, Neste, Virent e ENOC trabalharam nos testes, avaliações técnicas e análises de dados para o voo de hoje.

O SAF usado no voo imita de perto as características do combustível de jato convencional. Esta é a primeira vez que o SAF de substituição direta é utilizado em uma aeronave A380, com a expectativa de total compatibilidade com os sistemas existentes da aeronave.

O voo transportava quatro toneladas de SAF, compostas por HEFA-SPK fornecido pela Neste (cetona parafínica sintética esterificada e ácidos graxos) e HDO-SAK da Virent (cetona aromática sintética hidrogenada).

A ENOC ajudou a garantir o SAF puro composto por HEFA-SPK e o misturou com Querosene de Aviação Sustentável (SAK) em suas instalações no Aeroporto Internacional de Dubai antes da demonstração, e também realizou serviços de abastecimento.

Durante o voo foi utilizado SAF em um dos motores Engine Alliance GP7200, enquanto o combustível de jato convencional foi usado nos outros três motores. A unidade de potência auxiliar (APU) PW980 da Pratt & Whitney Canada também operou com 100% de SAF.

Pela Assessoria de Imprensa da Emirates

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o