Empresa aérea responde a passageiro que a criticou: “da próxima vez traga seu próprio avião”

Divulgação – Ryanair

A empresa aérea europeia Ryanair tem mantido seu destaque nas redes sociais pelas respostas diretas aos clientes, o que nem sempre é visto com simpatia pelo público, embora a empresa continue a ser a maior da Europa em quantidade de passageiros transportados, batendo várias vezes seu próprio recorde.

Recentemente, a empresa foi novamente algo de polêmica após a publicação de um passageiro indiano, que compartilhou uma foto de uma fila de pessoas embarcando em um voo da companhia pelas escadas estreitas, instaladas na própria aeronave. Na publicação, ele sugere trazer suas próprias escadas em sua próxima viagem.

A mensagem logo se tornou viral e atraiu a atenção da Ryanair, que decidiu responder publicamente ao cliente. No perfil oficial da empresa, a resposta foi dada de forma sarcástica: “Traga seu próprio avião também da próxima vez”.

A postagem gerou diversas reações e foi considerada “selvagem” e “brutal” por alguns usuários, enquanto outros elogiaram a audácia da companhia. A discussão chegou a 170 mil curtidas e mais de 20 mil compartilhamentos em apenas meio dia.

No entanto, nem todos acharam a resposta engraçada. Alguns usuários criticaram a falta de respeito da companhia com o cliente, que estava apenas brincando. Outros chegaram a sugerir que a Ryanair deveria trazer seus próprios clientes na próxima vez. Mesmo assim, alguns usuários concordaram com a atitude da empresa e afirmaram que, ao escolher voos baratos, também devem esperar um atendimento não tão bom.

A Ryanair é conhecida por suas respostas atrevidas a reclamações que outras empresas não arriscariam. A empresa costuma zombar de si mesma por suas ofertas de passagens aéreas baratas. Em uma postagem, o cliente pediu assentos maiores sem cobrança extra. A empresa respondeu com uma montagem de sua cabeça em uma cadeirinha de bebê.

Em outra situação, um passageiro reclama de não ter janela em seu assento, e a empresa devolve a foto dele com um círculo vermelho em um pequeno buraco, sugerindo que é a “janela” do voo. A biografia da Ryanair nas redes sociais diz: “Vendemos assentos, não janelas”.

Em seu perfil no TikTok, a empresa postou fotos de seu CEO levando uma torta na cara de uma ativista, piadas sobre dar acesso “gratuito” ao banheiro a bordo, cobrar por excesso no peso da bagagem e aconselhar os passageiros que reclamam de falta de espaço para as pernas a aprenderem a sentar corretamente.

A companhia aérea não se preocupa em ser politicamente correta e ignora as reclamações sobre sua qualidade de serviço.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias