Início Aeroportos

Principal acesso ao Aeroporto de Vila Oliva (RS) é divulgado pelo governo do Estado

Projeto da fachada do aeroporto de Vila Oliva (RS) – Imagem: Seplan/Prefeitura de Caxias do Sul – Divulgação

O que promete ser um importante e estratégico aeroporto para o Rio Grande do Sul, ainda em fase de estudos, o futuro mais novo terminal aéreo do estado ganha mais forma, agora tendo sua principal rodovia de acesso oficializada pelo Governo do Estado.

De acordo com informações do Pioneiro Geral, o acesso principal do novo aeroporto da cidade de Caxias do Sul, o Vila Oliva, teve seu nome e detalhes revelados pela Secretária Estadual de Logística e Transportes do RS. Durante o último mês de setembro, em um painel com uma entidade que representa o ramo industrial e comercial, o secretário Juvir Costella falou sobre em detalhes.

De acordo com o secretário, o principal acesso ao aeroporto se chamará RS-466, rodovia já existente que realiza a liga alguns trechos da cidade de Canela, e passaria a passar por Caxias do Sul, a cidade onde se localizará o aeroporto, investindo valor estimado de R$ 200 milhões.

Definição de outras vias de acesso

A ligação entre a Região das Hortências, localidade turística, até o novo aeroporto é uma das principais etapas que precisam ser cumpridas para a existência do terminal áereo. Segundo o jornal, durante parte do caminho para a construção do terminal, houveram “turbulências” sobre a estrada de ligação, que ia ser planejada e construída pelo município de Caxias do Sul, mas em julho o Governo Estadual assumiu a responsabilidade da obra.

A previsão é que a RS-466 não seja a única opção para a chegada por terra ao aeroporto de Vila Oliva. Os responsáveis pelo projeto preveem a possibilidade de um trajeto pela área urbana de Vila Oliva, que é um distrito da cidade de Caxias do Sul. Ainda, há caminhos como a estrada do distrito de Fazenda de Souza.

A secretária de Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, afirmou ao site que existe um projeto sendo desenvolvido sobre os trajetos para a chegada no aeroporto. Quando pronto o projeto, o aeroporto de Vila Oliva teria dois acessos, pela estrada que liga São Marcos ao distrito de Vila Seca, trajeto que deve impactar as obras de construção do empreendimento. Neste momento, também está sendo projetada uma nova ponte entre as cidades de Gramado e Caxias do Sul, que se localiza no caminho para o aeroporto.

Para o Pioneiro Geral, a secretária de Planejamento falou sobre a importância dos diversos acessos ao aeroporto, não se tratando apenas de turismo, envolvendo também a economia local: “Todo mundo fala que é porque é turismo. É também turismo. Mas, fundamentalmente, a concepção desse equipamento, lá no início dos anos 2000, quando colocamos no Plano Diretor, é na premissa que Caxias tem hoje uma base econômica voltada no metalmecânico. E no metalmecânico qual é o produto? É um produto grande, volumoso. Hoje, isso está perdendo competividade não só para o mercado nacional, mas para o internacional em função do alto custo que se apresenta pelo transporte” destaca a secretária.

Leia mais: