A Volga-Dnepr, uma das maiores companhias aéreas de carga russas, e o grupo de empresas Antey, especializado em explorações pesqueiras na Rússia, estão construindo uma logística para aumentar os volumes de exportação para a China em resposta ao crescente interesse dos chineses pelas iguarias russas.
Como parte da logística de pescado, o caranguejo vivo é enviado para a China em voos regulares de carga da Volga-Dnepr Airlines, de Moscou a Shenzhen a bordo dos aviões Il-76TD-90VD. No futuro, as partes planejam aumentar o número e o volume de remessas.
Segundo explica a companhia aérea, o transporte de caranguejos vivos é um processo muito trabalhoso e de várias etapas, que envolve várias partes. Todas elas estão interessadas na segurança e integridade da “carga” durante o transporte, desde o local de pesca no Mar de Barents até restaurantes, cafés e lojas especializadas na China.
Um papel importante é desempenhado pelo acondicionamento adequado, com cumprimento dos requisitos da cadeia de frio para produtos da categoria PES (frutos do mar e pescados) e manutenção de prazos rígidos em cada etapa da movimentação, já que todo o processo de transporte do caranguejo não deve ultrapassar 32 horas.
Igor Borisovich Aksenov, Diretor Geral da Volga- Dnepr, disse:
“Começamos a trabalhar na questão do envio de caranguejos vivos há um ano, coletando demandas de empresas pesqueiras, realizando reuniões “em campo” em Murmansk, São Petersburgo, Moscou, fiscalizando locais de produção e armazéns.
Paralelamente a isso, nossa exclusiva aeronave de transporte Il-76TD-90VD foi preparada e adaptada para o transporte de cargas delicadas. Atualmente, estamos prontos para transportar até 26 toneladas de caranguejos vivos em um voo, incluindo embalagens e equipamentos.
É claro que ainda há trabalho a ser feito, mas o principal é que todos os participantes da cadeia de abastecimento estejam prontos para melhorar e aumentar os volumes de exportação. Além disso, juntamente com nosso parceiro, a empresa Volga-Trucks, prestamos um serviço de entrega automotiva de produtos às regiões da Rússia para criar uma cultura de consumo de caranguejo em nosso país”.
Azamat Yusupov, vice-presidente de comércio e desenvolvimento tecnológico do grupo de empresas Antey, enfatizou que “desde este ano, a empresa vem desenvolvendo a logística de caranguejos vivos para a China, utilizando logística multimodal e construindo um diálogo com as maiores transportadoras aéreas. De nossa parte, o Antey Group of Companies gostaria de agradecer à Volga-Dnepr Airlines pela sua ajuda e assistência; juntos planejamos aumentar o volume de fornecimentos para a China e outros países.”
Além dos caranguejos, neste outono, como parte do integrador logístico de pescados, a Volga-Dnepr também realizou diversos embarques de camarão congelado e afirma que está pronta para ampliar a gama de frutos do mar.